quinta-feira, 12 de abril de 2018

Câmara aprova novo Código de Obras do DF




O líder de governo na Câmara Legislativa comemorou na tarde de terça-feira (11/4) a aprovação do Projeto de Lei 1.621, que institui o novo Código de Obras e Edificações do Distrito Federal. “É uma lei avançada e acredito que será modelo para outros Estados. Vamos começar a organizar nossa cidade”, comentou Agaciel Maia, que votou favorável a proposta, que agora segue para sanção do governador.
Após cerca de 30 reuniões públicas, o novo código de obras foi aprovado pelos parlamentares com 16 votos favoráveis e várias emendas, entre elas as que flexibilizam regras de fiscalização para templos religiosos, entidades esportivas, escolas de ensino especial e instituições sem fins lucrativos, que terão prazo maior para correção de irregularidades e redução de 50% no valor das multas de fiscalização.
Imóveis já edificados e com habite-se estão livres de fiscalização e os ocupantes de áreas não passíveis de regularização terão a possibilidade de entrar com recurso.
O novo código, que começou a ser discutido em 2015, vai disciplinar os licenciamentos de construções, desburocratizando e exigindo responsabilidade técnica dos autores dos projetos de edificações, além de maior controle do espaço urbano com base no Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). Os responsáveis técnicos passam a responder técnica, civil e penalmente por erros na execução do projeto.


Caberá ao interessado pela obra a entrega de um memorial descritivo ao setor responsável da Secretaria de Habitação com a relação de tudo que será feito no lote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário