terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Inaugurado o Núcleo de Atenção Psicossocial da Secretaria de Justiça



O Líder de Governo na Câmara Legislativa, deputado Agaciel Maia, participou na manhã de hoje (16/01), da inauguração do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS) da Secretaria de Justiça e Cidadania.

A equipe multiprofissional, formada pela coordenadora Andressa, a psicóloga Ludmila, a assistente social Ingrid e duas estudantes da Universidade de Brasília (UnB), Ester e Amanda, foram apresentadas, ao final do evento, pelo secretário de Justiça, Francisco da Silva.

Durante o evento de inauguração do novo espaço, o Líder de governo lembrou que “é importante ter a visão global do problema enfrentado pelas autoridades e familiares com relação a dependência química”, disse em seu discurso, se referindo aos argumentos apresentados pela promotora de Justiça do Ministério Público (MPDFT), Carolina Rebelo Soares.

Maia lembrou que tratar a dependência química é um trabalho difícil, mas importante para ajudar os jovens a se manterem longe das drogas e do álcool. “Na década de 80, iniciamos, na Gráfica do senado, um trabalho com jovens que moravam na Vila Planalto. Ensinamos a eles a profissão de gráfico e esses rapazes – 25 inicialmente, depois vieram muito mais – hoje são profissionais de primeira linha, com famílias constituídas”, contou o deputado Agaciel, lembrando que muitas pessoas não acreditavam na iniciativa, mas que foi a partir dessa experiência que nasceu a lei do Menor Aprendiz. “Aqui no DF, criamos o programa Jovem Candango, onde adolescentes conseguem seu primeiro emprego, com carteira assinada. Vários Estados já copiaram nossa iniciativa”, disse.

Antes de concluir, o Líder de Governo parabenizou a todos que participaram do projeto de criação do NAPS da Secretaria de Justiça, reforçando a importância da motivação e do estímulo para os jovens e familiares. “Quando falta apoio, esperança e oportunidade, a referência será o traficante”.

Maia também falou da importância de uma política permanente de Estado e da necessidade de uma linha orçamentária. “Acredito que é preciso que tenhamos uma Política de Estado e não de governo. É preciso criarmos uma legislação específica para que o problema seja de fato combatido, pois é muito difícil conviver com o problema da droga e do alcoolismo. Ninguém gosta de tratar esse assunto mas, principalmente, o álcool, é uma cultura que está entranhada em nossa sociedade e causa muitas vítimas”.


O Líder de governo ainda citou que é importante fortalecer a estrutura de trabalho de apoio aos dependentes químicos e seus familiares, “porque isso é uma doença. Acredito mesmo que é preciso começar lá na escola, com uma disciplina específica tratando do assunto. Podem contar comigo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário