quinta-feira, 8 de junho de 2017

Governo entrega ao Legislativo propostas para melhorar a organização do território do DF


Governador Rodrigo Rollemberg se encontrou com parlamentares na tarde desta terça-feira (6) para apresentar três projetos de lei
SAULO ARAÚJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou nesta terça-feira (6) à Câmara Legislativa três projetos de lei que criam mais mecanismos para organização do território do Distrito Federal.
Em um deles, constam as regras do novo Código de Obras e Edificações do DF, que padroniza reformas, construções e demolições de residências e comércios.
Ele estabelece, por exemplo, a quantidade de pavimentos em determinada região, especifica largura de calçadas e ainda elenca os elementos aos quais os responsáveis técnicos devem obedecer para manter a obra em segurança.
Todo o código de obras foi elaborado com base em contribuições da sociedade. 
Outro projeto trata da compensação urbanística, em que o Estado cobrará por construções que extrapolaram os padrões estabelecidos no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot).
A terceira proposta enviada para apreciação dos deputados distritais estabelece que construções de imóveis e construções de imóveis em terrenos com mais de 600 metros quadrados devem ter dispositivos de infiltração artificial de águas pluviais para aumentar a permeabilidade do solo.

Essa medida visa aumentar a disponibilidade dos recursos hídricos subterrâneos, melhorar a qualidade da água, além de reduzir o escoamento superficial.
Para Rollemberg, as proposições devem melhorar a dinâmica da construção civil no Distrito Federal. “São projetos que vão dar mais clareza às construções, que são importantes na retomada da economia e na criação de empregos”, destacou o governador.
O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), garantiu que a Casa vai tratar a análise das propostas enviadas pelo Executivo com prioridade, por considerá-las fundamentais para manter o território do DF organizado. “Vamos nos debruçar sobre esses projetos para garantir que a população e o setor produtivo possam se beneficiar.”

Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário