segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Manifestação na Esplanada termina sem ocorrências policiais

Esquema de segurança envolveu 1,7 mil profissionais. Vias S1 e N1 já estão liberadas

As forças de segurança pública do Distrito Federal não registraram ocorrências criminais nem atendimentos de urgência relacionados à manifestação popular ocorrida na Esplanada dos Ministérios na manhã deste domingo (4). O protesto a favor da operação Lava-Jato reuniu, de acordo com estimativa da Polícia Militar do DF, cerca de 5 mil pessoas.

Dois movimentos — Brasil Livre e Vem pra Rua — tinham credenciamento da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social para ocupar o gramado central, sem acesso à área restrita no entorno do Congresso Nacional.
O ato começou por volta das 10 horas e foi encerrado pela organização às 12h15, quando o público já se dispersava. Ao longo da manhã, policiais militares fizeram revistas pessoais em diversos pontos, e alguns pedaços de madeira que sustentavam faixas foram recolhidos.
A ação integrada envolveu 1,7 mil profissionais de segurança, entre policiais civis e militares, bombeiros e agentes de trânsito.

Monitoramento por vídeo pelo centro integrado de controle

A Esplanada foi monitorada em tempo real pelas câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que fica na sede da secretaria, onde órgãos locais e federais formaram uma força-tarefa.
“O esquema de segurança de hoje mostrou, mais uma vez, que a capital segue a tradição de ser uma cidade ordeira e que estamos preparados para dar uma resposta em tempo real, sempre procurando preservar a vida das pessoas. Das 143 manifestações neste ano, apenas a de terça-feira (29) não foi pacífica”, avaliou a secretária da Segurança Pública, Márcia de Alencar.

S1 e N1 liberadas para a passagem de carros

Com a dispersão total do público, as vias N1 e S1 – que estavam fechadas entre a Rodoviária do Plano Piloto e o balão do Presidente, na L4 Sul – foram liberadas para o trânsito de veículos no início da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário