segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

FALTA DE TRANSPARÊNCIA DO GDF E DA URBANIZADORA PARANOAZINHO LEVA SÍNDICOS E MORADORES A SE UNIREM A FAVOR DOS CONDOMÍNIOS



A falta de transparência nas negociações entre o GDF e os atuais proprietários da antiga Fazenda Paranoazinho, a urbanizadora UPSA, sobre o destino das regiões do Grande Colorado, Contagem e Boa Vista fez surgir movimento de síndicos, presidentes de associações de moradores, chacareiros e moradores que pretende exigir o direito de opinar sobre seus projetos de regularização e manter muros e portarias. Eles não concordam em pagar novamente pelos seus terrenos e para isso, querem intensificar as ações de usucapião.



Síndicos, presidentes de associações de moradores, chacareiros e moradores dos condomínios inseridos na área da antiga Fazenda Paranoazinho, em Sobradinho, criaram uma Comissão Executiva para discutir os interesses dos moradores dos 54 residenciais e chácaras dos setores habitacionais Grande Colorado, Contagem, Boa Vista e outros localizados na DF-425 e BR-020.
Na noite de quarta-feira (20/01), em uma coletiva, eles explicaram seus motivos e divulgaram uma carta aberta contando o que vem ocorrendo e pedindo aos moradores que não assinem acordo com a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA).
Cerca de 20 mil pessoas dessa região de Sobradinho moram no local há 25 anos, quando adquiriram seus terrenos, particulares, de boa-fé. Ao longo de todos esses anos, fizeram, com recursos próprios, diversas benfeitorias, como: água, energia elétrica, praças, áreas de lazer, quadras de esporte, asfalto, segurança, iluminação pública. Benfeitorias que levaram a uma grande valorização dos terrenos e de toda a região. Hoje, essas 20 mil pessoas, que possuem um contrato de compra e venda, pois compraram e pagaram por seus terrenos, também possuem a posse da área, além de já pagarem IPTU e TLP há muitos anos.
Há cerca de 10 anos atrás, conforme explicaram os membros da Comissão Executiva durante a reunião, os moradores, através de um grupo que os representava, negociavam com a representante do espólio, neta do antigo proprietário José Cândido de Souza. Mas, no meio do caminho, foram surpreendidos com a desistência da negociação e a venda das terras para um grupo paulista, a UPSA.
“O que todos precisam saber é que não somos invasores. Já pagamos por nossos terrenos e não temos que pagar novamente. Se alguém vendeu o que não lhe pertencia, no caso o sr. Márcio Alonso, é dele que a UPSA deve cobrar, mesmo que seja com uma ação judicial”, explicaram, lembrando que diversos moradores já entraram na Justiça pedindo o reconhecimento de seus direitos através de ação de usucapião.

Ação de usucapião – Um dos objetivos do movimento é esclarecer a todos os moradores a verdadeira situação para que não aceitem a proposta que está sendo feita pela UPSA. “Gostaríamos também que as pessoas, trabalhadoras, pais de famílias, estudassem a alternativa de ingressarem com processo de usucapião. Estamos aqui para auxiliá-los. Já temos advogado e mesmo que demore, uma hora teremos um resultado. Muitos já tomaram essa medida”, explicam.
Interlocução com o governo - Outra bandeira dos moradores, é exigir que os síndicos sejam ouvidos pelos órgãos do Governo, pois conforme explicam, desde o governo passado, há uma posição privilegiada de interlocução com a Urbanizadora Paranoazinho no que se refere ao processo de regularização. “Ninguém ouve os moradores e até a UPSA chegar, nós fizemos tudo, não só as obras de infraestrutura e urbanização, como de valorização da área e os projetos, estudos ambientais e tudo que foi exigido pelo Governo”, lembram, contando que atualmente não possuem nem acesso aos projetos que estão sendo feitos. “Estamos tendo que, através de advogado, solicitar o acesso aos nossos projetos e ao nosso processo de regularização. Isso é um absurdo”.

De acordo com os membros da Comissão, hoje a regularização desenhada não é a que os moradores querem, sem muros e portarias, e até sem suas áreas de lazer, pois a UPSA está fazendo seus projetos passando por cima de área ocupada. “Muita gente está sendo levada a acreditar que eles (UPSA) são os salvadores da pátria”.
Uma fan page do movimento foi criada no facebook: movimento de síndicos e moradores da fazenda Paranoazinho, para que as pessoas tenham acesso as informações. “Mas, quem quiser pode tirar suas dúvidas nos contatando pelo email: condominiosnaparanoazinho@gmail.com. Em breve também será divulgado um número de celular para acesso ao fórum do movimento no WhatsApp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário