terça-feira, 19 de maio de 2015

Cachoeira do Tororó protegida

Uma das atrações do Parque é a Cachoeira do Tororó, com queda livre de cerca de 12 metros de altura


     


     O Parque Distrital Salto do Tororó, criado pelo Decreto 36.472, de 30 de abril deste ano, é um dos locais mais conhecidos pelos brasilienses amantes da natureza e será o primeiro no Distrito Federal com proteção integral.

     Com 61 hectares, o Salto do Tororó está localizado na DF-140, uma região de muitos verdes e condomínios, próximo a RA do Jardim Botânico. A partir de agora, o local passará por um mapeamento da flora, fauna, recursos hídricos e estudo do solo. Após esse levantamento, a área será dividida em zonas com diretrizes específicas de funcionamento e diferentes graus de acesso, isto é, algumas partes serão protegidas integralmente, sem acesso da população, e outras serão liberadas à visitação. A cachoeira continuará aberta à comunidade.

     Há previsão para construção de quiosques, sanitários, estacionamento, trilhas e aluguel de bicicletas.


    Segundo o Ibram, a criação do Parque Distrital Salto do Tororó é resultado de parte da compensação ambiental de um dos condomínios da região. “A área da futura unidade de conservação foi doada pelo condomínio ao Ibram, que é o gestor do parque. Essa é a forma de pagamento pelos danos causados pela implantação do empreendimento”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário