quinta-feira, 24 de abril de 2014

NOTICIAS: 24 ABRIL 2014


BR-040 no DF: Consórcio assume e começa melhorias para a cobrança de pedágio
O consórcio Invepar assumiu nesta terça-feira (22) a administração da BR-040, entre o Distrito Federal e a cidade de Juiz de Fora (MG), com 936,8 km. Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a empresa deve executar os trabalhos iniciais nos próximos 12 meses para depois iniciar a cobrança, conforme o contrato de concessão...Entre as medidas estão a solução de problemas localizados e a criação de condições mínimas de conforto e segurança aos usuários da BR-040.  A concessionária deverá construir pista dupla em 10% do trecho total a ser duplicada antes de ter início a cobrança de pedágio nos 11 pontos que serão instaladas no trecho. A previsão de investimento nesse período é de R$ 4,37 milhões.

Procuradoria Regional Eleitoral do Distrito Federal pede a cassação do mandato de Paulo Roriz

A Procuradoria Regional Eleitoral do DF (PRE/DF) deu um parecer favorável à perda do mandato do deputado distrital Paulo Roriz (PP), por infidelidade partidária. O procurador Elton Ghersel sugere que o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) tire o mandato de Paulo Roriz. Caso isso aconteça, o deputado Hamilton Tatu (DEM) assume a vaga.O pedido de abertura do processo havia sido feito pelo próprio DEM, e agora será julgado pelo TRE-DF. O processo já se encontra no referido Tribunal e ainda não tem data para ser julgado.
Metrô corta ponto de grevistas e imagens mostram atraso nas plataformas
A Secretaria de Administração Pública confirmou, nesta quarta-feira (23/4), o corte de ponto dos grevistas, na paralisação do metrô, de acordo com determinação do governador Agnelo Queiroz. O desconto deverá vir na folha de maio. Novamente, apenas sete carros circularam, e não 12, como foi determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) — a multa é de R$ 50 mil por dia de descumprimento. O Metrô-DF enviou, ao Correio imagens de câmera de segurança que supostamente mostram a interferência do sindicato na circulação dos trens, na manhã dessa terça-feira (22/4).


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Representantes do Governo se reúnem com moradores de condomínios do Jardim Botânico




Atendendo a Recomendação 070/2013 do Ministério Público do DF, o Governo do DF acelerou as ações para impedir avanço de construções em áreas públicas da capital federal, como por exemplo onde estão localizados três condomínios no final do Lago Sul: Estância Quintas da Alvorada, Mini-Chácaras e Privê do Lago Sul Etapa C. Ali, as obras estavam acontecendo em ritmo acelerado.
Cercas e algumas obras que estavam sendo iniciadas foram retiradas neste último mês pela Agefis e Secretaria da Ordem Pública (Seops), o que fez com que lideranças e moradores se reunissem e buscassem um acordo com o Governo para paralisar as ações de derrubadas.
Na segunda-feira (14/04), moradores realizaram uma carreata passando pelo Buriti e indo até a frente do Ministério Público.
Na terça-feira (15/04), uma mesa redonda foi montada no quarto andar do Anexo do Buriti. De um lado representantes dos moradores e do outro, 16 servidores do GDF, representando diversos órgãos do Governo.
Durante o encontro, foi acertado um calendário de reuniões para debater os assuntos pleiteados pela comunidade. Uma das reivindicações é que cesse as operações de derrubadas contra os três residenciais que constam na lista.
Segundo moradores, em princípio, a solicitação não será atendida, pois os representantes da Segov, Terracap e Seops deixaram claro que a Recomendação continuará a ser seguida.

Da pauta apresentada pela comunidade, consta:
. Liberação de licenças corretivas pelo IBRAM
. Envio de PLC para manutenção de muros para a Câmara Legislativa
. Demarcação da poligonal do Jardim Botânico

Calendário de reuniões:
Dia 24/04, às 14h30 – Reunião com representantes dos condomínios do Setor São Bartolomeu
Dia 24/04, às 16h30 – Reunião com representantes dos condomínios do Setor Tororó
Dia 29/04, às 14h30 – Reunião com representantes dos condomínios do Setor Jardim Botânico


Participarão das reuniões representantes dos seguintes órgãos: Secretarias de Governo, Habitação, Ordem Pública, Condomínios, Ibram, Agefis, Terracap e Casa Civil.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Partidos se unem e criam o G5




Aos poucos, o cenário político para as próximas eleições começa a se delinear. Na manhã desta quarta-feira (09/04), os presidentes dos partidos PTC, PT do B, PEN, PHS e PRP fecharam acordo e criaram o G5.

Na Câmara Legislativa, o G5 tem hoje cinco deputados: Agaciel Maia (PTC), atual vice-presidente da Casa, Alírio Neto (PEN) e Olair Francisco (PT do B).

“Tivemos cerca de 300 mil votos nas eleições passadas. A estimativa para as próximas é que tenhamos entre 350 mil e 380 mil. Por isso mesmo, o G5 já nasce forte e queremos um espaço político. Vamos pleitear que a vaga ao Senado Federal pertença a esse grupo”, disse do Plenário, o deputado Agaciel Maia.


Segundo parlamentares do grupo, o G5 chega para dar oportunidade de democratização a gestão do Governo PT/PMDB, com espaço para renovação política.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Moradores do Jardim Botânico recebem o vice-presidente da Câmara para discutir diversos problemas da cidade



O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Agaciel Maia, participou de um café da manhã no condomínio Interlagos com moradores e síndicos de condomínios da cidade do Jardim Botânico na manhã desta sexta-feira (04/04) para discutirem diversos problemas enfrentados no dia-a-dia pelos moradores da região.
A principal reivindicação é com relação aos enormes engarrafamentos que tomam conta da Av. Comercial, Av. do Sol, Av. Dom Bosco e DF-001 todas as manhãs e no final do dia. Os moradores solicitaram que o deputado Agaciel agende uma reunião com representantes do DER e do Detran para discutir o assunto, ocasião que pretendem propor alternativas para amenizar o cao que impera na região.
Outro assunto discutido foi com relação ao estacionamento da Av. Comercial, cujo projeto está pronto há mais de quatro anos. A obra já conta, inclusive com orçamento para a execução. O deputado Agaciel Maia ficou de agendar reunião com representantes da Sedhab para cobrar agilidade na execução da obra.
A invasão que no último ano se instalou próximo a Vila do Boa, em São Sebastião, em área ambiental, que dá fundos com condomínios do Jardim Botânico, tem tirado a tranquilidade dos moradores, que já solicitaram, sem sucesso, providências a diversos órgãos do governo. O deputado Agaciel Maia se posicionou contrário à invasão de terras públicas, principalmente em área ambiental. Informou aos presentes que seu gabinete encaminhará na próxima semana ofício para a Secretaria de Ordem Pública (Seops), com cópia para Ibram e AGefis, solicitando providências imediatas.
“Se o Jardim Botânico não é um caos maior, é porque os moradores assumiram tudo na cidade. Não temos escola, não temos transporte público, não temos nada. Isso aqui é um amontoado de condomínios que mantém a cidade. Somos hoje cerca de 70 mil pessoas esquecidas. Não somos prioridade para nada”, disse o morador Flávio, presente ao encontro, citando que a invasão atrás do condomínio que tinha poucos barracos, hoje conta com mais de 200. “Jogam esgoto bruto numa área ambiental e ninguém faz nada”.
Os moradores aproveitaram a oportunidade para dizer ao vice-presidente da Câmara que o governo criou uma Secretaria de Condomínios, porém os síndicos não conseguem agendar um horário com a atual secretária. 
O deputado Agaciel Maia ficou de dar encaminhamento aos assuntos discutidos, agendar as reuniões e informar 

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Jardim Botânico: Comerciantes reclamam e horário para carga e descarga passará a ser entre 10h e 16h



Cerca de 30 pessoas, entre representantes dos moradores e comerciantes do Jardim Botânico estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (21/03) no auditório da Administração do Jardim Botânico para tratar do documento publicado no dia 20 de março passado, que estipulou o horário para carga e descarga de caminhões na Av. Comercial da cidade, onde, diariamente, o trânsito é um caos.

Na única avenida comercial da cidade, são poucas as vagas no estacionamento e não há espaço para carga e descarga dos caminhões que abastecem o comércio. Com isso, muitos param em plena avenida, causando grande desconforto e complicando ainda mais o trânsito na região que já é caótico. Hoje, no percurso de três quilômetros entre o balão da Papuda e o da Ponte JK, os moradores levam mais de uma hora nos horários de pico.

Representantes do Detran, comandante da Polícia Militar, coordenador das Cidades e o administrador do Jardim Botânico estiveram presentes, ouvindo os descontentamento dos moradores e dos comerciantes. O representante da RA apresentou proposta com relação ao novo horário para os caminhões fazerem carga e descarga: de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h e aos sábados, após as 16h, mantendo-se o horário das 20h às 6h da manhã.


A proposta foi aprovada e novo documento será publicado no Diário Oficial. A fiscalização continuará a cargo da PM e do Detran. Essa é uma proposta que atende os comerciantes. 

Governo cria Grupo de Trabalho para tratar dos condomínios do Jardim Botânico e Tororó


FOTO: Radar Condominio


Representantes da Associação de Moradores dos Condomínios do Jardim Botânico (AJAB) estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (02/04) com o chefe da Casa Civil, Swedemberger Barbosa, e o administrador do Lago Sul, Wander Azevedo.
A reunião aconteceu no Palácio do Buriti, onde ficou acertada a criação de um Grupo de Trabalho que será composto por representantes das secretarias de Habitação (Sedhab) e de Condomínios (Sercond), Agência de Desenvolvimento (Terracap) e representantes dos moradores para tratar da pauta de reivindicação contida no documento entregue ao Governo pela Ajab no dia 20 de março passado, devido as derrubadas de muros e cerca nos parcelamentos de solo Estância Quintas da Alvorada, Mini-chácaras do Lago Sul quadras 4 a 11 e Morada Sul Etapa C, seguindo recomendação do Ministério Público por ser tratar de área pública.
Moradores de outros condomínios da região estavam apreensivos, com medo que tal medida pudesse atingi-los. A presidente da Ajab, Viviane Fidelis explicou que havia um “boato” de uma suposta lista com vários condomínios do Jardim Botânico e Tororó.

A criação do Grupo de Trabalho será publicada no Diário Oficial do DF.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

MORADORES QUEREM ORDEM NA AV. COMERCIAL DO JARDIM BOTANICO

DEPUTADO LEGISLA EM CAUSA PRÓPRIA E DEFENDE A BANDALHA NO TRÂNSITO DO JARDIM BOTÂNICO

washington-mesquita-186125Moradores do Jardim Botânico e do Tororó pretendem lotar o auditório doshopping onde funciona a Administração Regional do Jardim Botânico na próxima quinta-feira, para fazer valer o Ato Normativo publicado no Diário Oficial que disciplina o horário de carga e descarga no comercio local. A reunião ocorrerá a partir de 10 horas. O deputado Washington Mesquita não aceita a mudanças exigida pela comunidade.  
A decisão de disciplinar o horário para carga e descarga foi tomada depois de exaustivas reuniões entre a Administração do Jardim Botânico, Detran, Associação Comercial e as Entidades representativas AJAB,  ATUA e Associação dos Moradores do Bairro São Bartolomeu.
Ficou estabelecido que o horário de carga e descarga ocorrerá das 20 horas as 6:OO horas da manhã e será implantado a partir do próximo dia 22. Mais, o novo horário irritou o deputado Washington Mesquita (PTB) que se apresentou como cunhado do proprietário do Bar e Restaurante Santa Fé. Ele bateu na mesa do administrador César Lacerda dizendo que não aceita a decisão tomada pela comunidade e os órgãos do governo.
Mesquita exigiu que fosse feita uma nova reunião achando que pode virar o jogo. As entidades batem o pé e não irão aceitar qualquer mudança do que já foi publicado no Diário Oficial pela Administração do Jardim Botânico.
EM TEMPO: O Código Nacional de Trânsito no seu artigo 1º diz:
O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se por este Código.
§ 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
§ 2º O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.
§ 3º Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.
Cumpra-se a Lei, Deputado!

Fonte: Radar Condomínios

VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA AGACIEL MAIA PARTICIPARÁ DE REUNIÃO COM MORADORES DO JARDIM BOTANICO

AGACIEL MAIA, WANDER AZEVEDO E TÉCNICOS DO DER NO JARDIM BOTÂNICO

AGACIEL E WANDERO deputado Agaciel Maia e o administrador do Lago Sul, Wander Azevedo, além de técnicos ligados ao Departamento de Estrada e Rodagem, estarão nesta sexta-feira, 04/03/, ás 9 horas, no Condomínio Residencial Interlagos, Conj F, Casa 19, para reunir com os moradores da região onde serão debatidas um conjunto de ações que visem trazer melhorias no trânsito, principalmente pela manhã, da Av. do Sol, Av. Dom Bosco, Av. Comercial e DF-001 que separa o Jardim Botânico do Lago Sul.
A reunião está sendo organizada pela atuante síndica Eugenia Maria Pires Brandão  do  Residencial Interlagos. Será servido  café da manhã.
Os moradores querem que o DER acelere a elaboração do projeto de nova via para desafogar o trânsito na Av. do Sol.  A pauta da reunião inclui ainda a melhorias da Av. Comercial, conforme projeto já elaborado há mais de três anos e o pedido ao deputado que é vice-presidente da Câmara Legislativa para que a Poligonal do Jardim Botânico seja aprovada o mais rápido possível.
O deputado Agaciel Maia adiantou ao “radar” que o projeto da poligonal do Jardim Botânico será aprovado definitivamente pela Câmara e encaminhado para a sansão governamental, conforme é o desejo da população.
Já o administrador do Lago Sul, Wander Azevedo, participará da reunião para  falar sobre o projeto da construção de uma passagem subterrânea  de pedestre, ligando o Polo Verde à marginal interna da comercial do Jardim Botânico.
O projeto é de iniciativa da Administração Regional do Lago Sul em parceria com o Departamento de Estrada e Rodagem. De acordo com o administrador do Lago Sul, a medida visa dar mais segurança aos transeuntes, bem como garantir uma melhor fluidez do trânsito na região em horário de pico.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Carga e descarga no Jardim Botânico não pode mais ser feita em horário comercial


Avenida Comercial do Jardim Botânico        FOTO: DIVULGAÇÃO


Finalmente uma boa notícia para os moradores do Jardim Botânico. Depois de anos e mais anos, finalmente uma medida concreta foi tomada com relação aos caminhões que fazer carga e descarga na Avenida Comercial da cidade.

Foi publicado no Diário Oficial do dia 20 de março, os horários permitidos para carga e descarga nos comércios da região, o que deve colaborar para melhorar o caos que se instalou no local.

De acordo com a publicação, as operações de carga e descarga está permitida de segunda a sexta-feira nos horários entre 20h e 6h. Aos sábados, o horário será entre as 16h e às 6h. Domingos e feriados não têm restrição de horário.

Os comerciantes tem, após a publicação, o prazo de 30 dias para adaptarem-se as novas regras. Após esse prazo, os estabelecimentos comerciais que não cumprirem as restrições serão penalizados de acordo com a legislação vigente. A fiscalização das medidas adotadas será feita pelo Detran.


UFA! ATÉ QUE EM FIM UMA MEDIDA LÓGICA A FAVOR DOS MORADORES.