segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Moradores do Jardim Botânico reclamam de dificuldades para estacionar


     
  •  
O Jardim Botânico virou região administrativa em 2004 e já possui cerca de 75 mil habitantes. Como não há lojas dentro da cidade, todos vão para uma única avenida comercial. Faltam vagas e até espaço para pedestres.



Mas estacionar não é o único problema com que os moradores da cidade são obrigados a conviver diariamente. A principal avenida da cidade também tem sido palco do descaso dos comerciantes e dos órgãos de fiscalização, que pelo menos periodicamente deveriam passar por ali para multar os sujões, como o supermercado
Santa Felicidade que ocupa área pública, no estacionamento, para usar como lixeira (foto).


Deputado sob investigação


Wellington Luiz é acusado de desviar emenda liberada por ele em 2012 para pagar despesas de viagem feita meses antes. Parlamentar afirma que a denúncia tem conotação política. A Polícia Civil apura o caso...O deputado Wellington Luiz (PMDB) é alvo de uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Distrito Federal, corporação à qual pertence. O parlamentar é suspeito de desviar dinheiro de uma emenda empenhada por ele mesmo em maio de 2012. Segundo a denúncia que virou inquérito, o distrital teria usado R$ 105 mil para bancar despesas de uma viagem à Europa, que ele, a esposa e mais oito pessoas fizeram há três anos.

Fonte: www.edsonsombra.com.br

PT confirma Agnelo Queiroz como candidato à reeleição no DF


Em meio à crise na segurança pública no Distrito Federal com protestos de policiais militares, que fazem a chamada Operação Tartaruga na tentativa de obter melhorias para a categoria. ...O Diretório do PT no Distrito Federal se reuniu na manhã de sábado e aprovou por unanimidade o nome de Queiroz. De acordo com o PT, o governador “já tem uma aliança de 17 partidos para 2014, e se fala ainda que outros quatro se juntarão, formando uma grande coalisão para governar 2015-2018”. 

Fonte: www.edsonsombra.com.br


Moradores de Águas Claras levam até 40 minutos para sair de condomínio


Mudanças na engenharia de trânsito provocam engarrafamento antes de sair de casa

águas Claras é uma região do DF conhecida pelo trânsito caótico quase que diariamente. Para muitos motoristas a situação pirou desde que algumas mudanças na engenharia de tráfego da cidade foram realizadas. Em alguns condomínios, os moradores alegam demorar até 40 minutos para sair de casa. O congestionamento começa na garagem.   
Segundo os moradores, o problema começou em outubro do ano passado quando o Detran decidiu transformar a rua 36 Norte em uma via de mão única. Desde então, os moradores da área norte de Águas Claras, que precisam acessar a EPTG (Estrada Parque Taguatinga), enfrentam uma longa fila de carros antes mesmo de sair da garagem do condomínio.  
Para chegar à pista, os motoristas precisam esperar uma brecha no trânsito para entrar na fila de carro na rua. O semáforo que também é novidade foi instalado no início da quadra para organizar o trânsito. Para os motoristas a tentativa deu errado.  
Os moradores reclamam que não foram consultados sobre as mudanças. Eles dizem que quando as alterações foram feitas, o Detran deu prazo de um mês para avaliar o problema. Já em dezembro, os moradores fizeram uma manifestação na quadra cobrando uma solução.  
Por causa do trânsito, muitos moradores evitam sair de casa no horário de pico. Outros deixam o carro na garagem e saem de bicicleta. Mas, para aqueles que precisam sair de casa cedo e usar o carro, o jeito é esperar.  
O diretor-geral do Detran, Rômulo Félix, participou de uma reunião do conselho comunitário de segurança de Águas Claras, e ouviu as demandas da população sobre o trânsito na cidade. Desde então, Detran e Administração Regional iniciaram uma força-tarefa para avaliar cada caso e apresentar, nos próximos dias, medidas para minimizar os congestionamentos, principalmente nas saídas da cidade.

Fonte: R7 Notícias, 21.02.14.

O SABOR DO VERDADEIRO AÇAÍ.

MAIS AÇAÍ: EXPERIMENTE!!!


EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

EM SOBRADINHO, O CENTRO DE ENSINO SANTA RITA COMPLETA 50 ANOS.


CLÍNICA DE OLHOS SANTA LUZIA

CUIDANDO DA SAÚDE DOS SEUS OLHOS


TOZETTI - SOBRADINHO


NOTÍCIAS: 24 FEVEREIRO 2014



Distrito Federal inicia marcação de consultas pela TV digital
Um grupo de 60 famílias de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal (DF), já pode marcar consultas na rede pública de saúde, ver ofertas de emprego em tempo real e agendar atendimentos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) usando o controle remoto da televisão. O projeto Brasil 4D foi lançado na cidade na última segunda-feira (17).Por meio do Brasil 4D, criado e desenvolvido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), as famílias contempladas, beneficiárias dos programas Bolsa Família e DF sem Miséria, também podem fazer a atualização do Cadastro Único e saber os compromissos que precisam cumprir para continuar a ter acesso aos benefícios. Futuramente, elas poderão se inscrever no Programa Minha Casa, Minha Vida pela televisão.
Fonte: Correio Braziliense, 22.02.14

Ônibus BRT promete mudar o cenário do transporte no centro de Brasília
O novo modelo de transporte urbano do Distrito Federal mudará o cenário na área central de Brasília. Motoristas passarão a conviver com ônibus no Eixão, e a plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto terá uma subestação de vidro para abrigar os passageiros que vão embarcar no BRT. A estrutura terá capacidade para receber até 3 mil pessoas simultaneamente. As baias de parada dos veículos voltadas para a Torre de TV foram modificadas para receber os ônibus maiores e permitir as manobras de acesso e saída.
Fonte: Correio Braziliense, 22.02.14

Obras do 'Asfalto Novo' continuam em 17 cidades esta semana



Até o final deste ano, metade das vias do DF terão o pavimento renovado

MARY LEAL

Durante esta semana 17 cidades serão atendidas pelo programa 'Asfalto Novo'. Os serviços serão realizados em vias da Asa Sul, Asa Norte, Lago Sul, Candangolândia, SIA, Taguatinga, Águas Claras, Riacho Fundo II, Samambaia, Ceilândia, Paranoá, São Sebastião, Santa Maria, Planaltina, Gama, Recanto das Emas e Brazlândia.
 A expectativa do GDF é que até dezembro de 2014 mais de 50% das vias do Distrito Federal estejam com novo asfaltamento para proporcionar melhor qualidade de vida aos brasilienses. Ao todo, a nova pavimentação será feita em aproximadamente 6 mil km, dos 11,7 mil km da malha viária do DF.
 Para essas melhorias, serão investidos, até o fim do próximo ano, cerca de R$ 737,2 milhões. O programa foi estruturado em três etapas para permitir a realização das obras e, ao mesmo tempo, garantir a mobilidade da população durante as intervenções. A primeira etapa contempla as vias da região central de Brasília. A segunda renovará o pavimento das principais vias das regiões administrativas. As avenidas coletoras e marginais de todas as cidades serão beneficiadas na terceira fase.
 Confira o cronograma de obras desta semana:

Asa Sul
Diurno
Setor de Embaixadas Sul - acesso à Embaixada da China
Noturno
Via de acesso ao SAF Sul, na Quadra 5
Via L1, na Quadra 209/409
CLS 302/303 Sul
CLS 304/305 Sul
Asa Norte
Diurno
Via de acesso ao Setor de Diversões Norte atrás do Conjunto Nacional
Noturno
Via L1 Norte, no trecho entre as quadras 205/405 e as quadras 208/408
Taguatinga
Diurno
Via LJ2, entre a Avenida Hélio Prates e a BR 070
Noturno
Via de acesso à Boca da Mata
Paranoá
Via dos Conjuntos A e C na Quadra 31
Via de acesso à Avenida Paranoá pelas quadras 21 e 27 e 18 e 22
 Riacho Fundo II
Avenida Comercial
São Sebastião
Vias internas do Setor Vila Nova
Santa Maria
Avenida Alagados
 Águas Claras
Avenida Flamboyant e Avenida Parque Águas Claras
Samambaia
Segunda Avenida Norte
Planaltina
Via NS1
Gama
Quadra 2 do Setor Sul na
Recanto das Emas
Avenida Vargem da Benção
Brazlândia
Vias Internas da Quadra 1 ao lado do Terminal rodoviário.
Candangolândia
Via internas da Candangolândia
SIA
Noturno
Via de saída do Trecho 8, paralela a Epia
Ceilândia
Avenida M2 e Avenida P2
Lago Sul
Vias de acesso na QI 26 e QI 28

Fonte: Agência Brasília, 23.02.14.





quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Circuito da Juventude Móvel chega a Sobradinho II e Riacho Fundo II



Atenção jovens, o Circuito da Juventude está chegando a sua cidade.
Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/02), o Centro de Juventude Móvel, entre as 10h e 21h, estará em Sobradinho II, ao lado do Restaurante Comunitário, com diversas atividades gratuitas: estúdio de gravação, computadores conectados, oficinas, telão para cinema e palco para shows.
Em seguida, no sábado, domingo e segunda-feira (dias 22, 23 e 24/02) o Centro Móvel estará no Riacho Fundo II (estacionamento do Restaurante Comunitário).
Em 2013, o Circuito, que é um serviço de cultura, informação e serviços para toda a juventude, mobilizou mais de cinco mil jovens nas cidades por onde o caminhão passou: Estrutural, Brazlândia, Ceilândia, São Sebastião, Sobradinho, Planaltina, Gama e Santa Maria.
Essa é mais uma ação da Coordenadoria de Juventude do Governo do Distrito Federal. Anote a programação nas cidades do DF do Circuito Móvel para os próximos meses.

DATAS
CIDADES
FEVEREIRO

20 e 21
Sobradinho II
22, 23 e 24
Riacho Fundo II
MARÇO

03 A 09
Recanto das Emas
17 a 23
Samambaia
31
Cruzeiro
ABRIL

01 a 06
Ceilândia
14 a 20
Santa Maria
28 a 30
Itapoã
MAIO

01 a 04
Paranoá


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

NOTÍCIAS: 19 FEVEREIRO 2014

POLÍTICA




Sob holofotes e surfando na popularidade, após condenar mensaleiros à prisão, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa, foi sondado para disputar a Presidência da República ou então uma vaga ao Senado. O Partido Socialista Brasileiro também já ofereceu filiação à Joaquim Barbosa. O dono do PDT, Carlos Lupi, ex ministro do trabalho, envolvido frequentemente em acusações de corrupção, também considera lançar o Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) à presidência da república, o “plano B” do partido.

Fonte: Band News, 18.02.14


Com a decisão do Tribunal de Justiça do DF, que determinou a paralização do processo contra os Deputados Distritais Benedito Domingos, Aylton Gomes e Rôney Nemer, o procedimento administrativo contra os três também ficará parado na Câmara Legislativa. De acordo com o Corregedor da casa deputado Patrício, a determinação é de que o caso só tenha andamento quando houver decisão da Justiça em Segunda Instância.


Fonte: CBN

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

TJDFT: Juiz rejeita impugnações de registro dos condomínios Vivendas Lago Azul e Lago Sul I

Condomínios Lago Azul (foto) e Lago Sul I poderão pedir o prosseguimento de registro dos seus loteamentos perante os cartórios de registro de imóveis 


O juiz da Vara de Registros Públicos do DF rejeitou as impugnações apresentadas pelo Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) relativas aos pedidos de registro dos condomínios Vivendas Lago Azul e Lago Sul I formulados, respectivamente, pela União e pela Associação dos Proprietários das Unidades que Compõem o Condomínio Lago Sul I.

Com as decisões, ficam afastadas as impugnações do MPDFT e acatados os pedidos de registro, após o trânsito em julgado dos processos administrativos. Das sentenças cabe recurso para o Conselho Especial do TJDFT. A decisão quanto ao Condomínio Vivendas Lago Azul foi proferida na segunda-feira, 23 de abril, no processo administrativo 2012.01.1.002638-9. Já a sentença do Condomínio Lago Sul I foi proferida no processo 2012.01.1.011127-7, na última terça-feira, 24/4. 

 O MPDFT requereu a impugnação dos registros dos dois condomínios sob o argumento de que os projetos de parcelamento de ambos os condomínios (Vivendas Lago Azul e Lago Sul I) encontravam-se em desacordo com a legislação urbanística e ambiental de regência, bem como com as disposições do Termo de Ajustamento de Conduta nº 02/2007. 

Contudo o juiz, ao apreciar os casos, entendeu por bem admitir os registros, alegando que as questões suscitadas em ambos os processos ultrapassam os limites de verificação e de fiscalização pelo registrador, e, em consequência, pelo juízo. Isso porque houve a aprovação dos projetos não só pelo Poder Executivo, mas também pelos órgãos da área de urbanismo e do meio ambiente (CONPLAN/DF - Conselho de Planejamento Urbano e CONAM-DF - Conselho de Meio Ambiente). 

Ainda segundo o magistrado, as questões levantadas demandam, para sua exata apuração, cognição ampla e exauriente, já que são questões "de alta indagação", insuscetíveis de apreciação no âmbito administrativo-registral, onde somente se admite cognição restrita. 

“Os processos de registro dos loteamentos "Vivendas Lago Azul" e "Lago Sul I" encontram-se formalmente em ordem, tendo sido apresentados todos os documentos discriminados no art. 18 da Lei n. 6.766/1979, com qualificação positiva pelo oficial registrador, amparado, também, nas aprovações necessárias dos órgãos públicos que detêm competência para tanto", afirmou o juiz. Para ele, nenhum obstáculo pode ser levantado, no âmbito administrativo, aos registros pretendidos, ressalvada, sempre, a prevalência de pronunciamento diverso que porventura vier a ser editado no âmbito jurisdicional. 

O magistrado assegurou ainda que ambos os loteamentos estão implantados e apresentam situações fáticas consolidadas, as quais não podem ficar desamparadas, pelo caráter social que o inciso XXIII do artigo 5º da CF apresenta, ao determinar que a propriedade atenda sua função social. "Com efeito, é dever do Poder Público promover a regularização nestes casos", assegurou. 

Após o trânsito em julgado, as decisões devem ser comunicadas aos titulares do 7º Registro de Imóveis e do 2º Registro de Imóveis do Distrito Federal, respectivamente, para a efetivação do registro e o prosseguimento da implantação do loteamento.

N° do processo: 2012.01.1.002638-9;2012.01.1.011127-7


Fonte: Site do TJDFT

COMEÇA A COLETA SELETIVA NO DISTRITO FEDERAL



Teve início nesta segunda-feira (17/02) a coleta seletiva de lixo em todas as cidades do Distrito Federal.
O principal desafio é a conscientização dos moradores, que devem ficar atentos a forma correta de separar o lixo, aos horários e a maneira como vai ocorrer a coleta.

Os caminhões da coleta seletiva são diferenciados, adesivados com a marca coleta seletiva, farão a coleta do lixo seco (papel, plástico, vidro e alumínio, enquanto os caminhões da coleta convencional continuarão a coletar o lixo orgânico (restos de alimento, papel higiênico), isto é, os resíduos de origem animal e vegetal.

Esse é um processo que não depende apenas do governo. Toda a sociedade deve estar engajada no processo.


O lixo seco coletado será encaminhado para os quatro centros de triagem que estão em construção e de lá para 32 cooperativas cadastradas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Já o lixo orgânico será enviado para duas usinas de compostagem e o restante será encaminhado para o novo aterro sanitário, que estará pronto em maio. A meta do Governo é reciclar 15% de todo o lixo sexo que é produzido hoje no Distrito Federal.


Clique nos links abaixo e confira a Rota da Coleta Seletiva em sua cidade:


Lotes



Regiões Administrativas


LOTE 1
I – BRASÍLIA (ASA NORTE / ASA SUL)





LOTE 2





LOTE 3





LOTE 4