terça-feira, 13 de maio de 2014

AGACIEL MAIA: A FAVOR DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE SEGURANÇA



As drogas hoje, e cada vez mais, tem tomado conta de toda a sociedade. Invadido lares e destruindo famílias. Os jovens, destroçados. É preciso, portanto, que se faça a implantação de uma política pública de segurança para o Distrito Federal.
É preciso adoção de medidas urgentes, com três campos de ação: uma voltada para os jovens, com educação e primeiro emprego, outra, repressiva e uma, com oportunidades para os egressos do sistema penitenciário.



A educação de jovens e o primeiro emprego são importantes para que eles possam crescer dignamente, de forma responsável e com oportunidades. Para que eles possam ter seus próprios recursos e suprir suas necessidades. Longe de traficantes e de drogas. Falta ocupação para os jovens. Falta perspectiva de um futuro.
A segunda ação é a de combate a disseminação das drogas, que hoje são usadas em plena luz do dia, no centro da capital federal, e em cada canto do país. Elas se traduzem em mais violência que atinge a todos, com roubos, sequestros, assassinatos. Portanto, é preciso ações de melhorias na legislação penal.
Por fim, o terceiro aspecto, a política de inclusão, voltada para aqueles egressos do sistema penitenciário, pois são pessoas que já cumpriram suas penas e merecem oportunidade para que o “mundo” da criminalidade não os leve novamente para a prisão.
Estudos demonstram que há mais de uma década a segurança é uma das principais preocupações da sociedade, pois além de sequelas físicas, a violência e a criminalidade trazem transtornos psicológicos que atingem a todos, sejam os que sofreram diretamente a violência, sejam aqueles que podem se tornar vítimas.
Grades altas e cercas elétricas, grades nas janelas, carros blindados, condomínios fechados são medidas isoladas, visando evitar a violência, os assaltos, os sequestros, as agressões, as mortes. No entanto, a cada minuto, presenciamos a banalização da violência. As famílias violentadas estão sem voz, isoladas no meio da multidão perplexa.
É preciso combater à criminalidade. É preciso que haja Políticas Públicas de Segurança, com políticas de governo e ações sociais, pois elas causam impactos na criminalidade e na violência, propriamente dita. Quando o Estado está ausente e não garante a segurança, que tem amparo na Constituição, os cidadãos põem-se em risco.

Ou se implanta uma política pública de segurança eficaz ou estaremos, a cada dia, só reproduzindo os fatos na imprensa. Fatos que já representam mais de 60% do noticiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário