sexta-feira, 21 de março de 2014

MP quer suspender Conplan



Nesta semana, a 3ª Promotoria de Ordem Urbanística (Prourb) do Ministério Público do DF e Territórios entrou com medida cautelar no Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) para suspender o funcionamento do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan). Para o órgão, o governo não poderia indicar diretamente integrantes do conselho, o que pode configurar monopólio na análise e aprovação dos itens do PPCUB. Já houve uma suspensão no ano passado, pelo mesmo motivo.

 A Secretaria de Habitação (Sedhab), cujo secretário, Geraldo Magela, é também presidente do Conplan, defende que “nunca houve no DF um projeto que tenha sido elaborado e votado com tanta transparência e com tanta participação popular quanto o PPCUB”. A informação, contudo, é contra-atacada por representantes da sociedde civil.  

Ontem, a Sedhab divulgou nota alegando que “nunca houve um projeto tão transparente e tão debatido quanto o PPCUB”.  “Todas as opiniões técnicas que aprimoravam o projeto de lei foram assimiladas pelo governo e posteriormente foram aprovadas pelo Conplan. É fundamental esclarecer que os conselheiros do Conplan têm autonomia nos seus votos e podem acatar ou não as opiniões trazidas pelos técnicos”, informa o texto.


Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário