segunda-feira, 24 de março de 2014

BENEFÍCIOS DO AÇAÍ PARA A SAÚDE




O açaí é um alimento indispensável e completo para a saúde de atletas de todos os níveis e pessoas que enfrentam uma grande correria no dia-a-dia. A fruta é rica em carboidrato e, portanto, não deve ser ingerida em excesso para não comprometer o peso corporal.

Pessoas sedentárias devem evitar o famoso açaí na tigela, pois os ingredientes adicionados à polpa o tornam muito calórico. Quem deseja perder peso deve esquecer a combinação açaí com banana e granola. Nesse caso, use apenas a polpa para fazer sucos.

Descubra neste artigo nove motivos que levará você a consumir açaí ainda hoje, no copo, na tigela ou em creme de açaí. 

1. AÇAI O FRUTO REJUVENESCEDOR
Fruto rejuvenescedor, capaz de retardar o envelhecimento por sua alta dose de antioxidantes. O açaí contém antioxidantes, conjunto heterogêneo de substancias composto por vitaminas, minerais, pigmentos e enzimas que combatem radicais livres. Em estudo realizado pela Universidade da Flórida, pesquisadores mostram que o açaí tem a capacidade de combater células cancerígenas em até 86% de eficácia. O consumo regular do açaí pode reduzir drasticamente doenças cancerígenas e entre outras causadas por radicais livres.
2. AÇAI COMO ACELERADOR MUSCULAR
O fruto do açaí possui alto teor de proteínas. As proteínas têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. Outra importante função das proteínas é a contribuição para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.
3. AÇAI REDUTOR DE COLESTEROL
Em estudo realizado pela Universidade Federal do Pará, pesquisadores apontam abaixo colesterol em pessoas com consumo regular de açaí, comparadas a não consumidores. A diminuição do mau colesterol deve-se ao corante do açaí, a antocianina, também presente em uvas e alimentos com a coloração roxa. Mas para se ter uma ideia, um litro de açaí tem até 35 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.
4. AÇAI = A CÁLCIO = A OSSOS FORTES
O açaí possui alta concentração de cálcio, essencial para formação dos ossos e dentes, portanto muito recomendado para crianças. Para os adultos a quantidade diária recomendada ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e a hipertensão.

5. AÇAI FONTE DE ENERGIA PARA ATLETAS

Muito consumido por atletas, o açaí contém alta concentração de carboidratos, essenciais para pratica de qualquer esporte. Aliado ao aminoácido o açaí tem a função de regeneração muscular, ideal para manter o condicionamento físico apôs a atividade.

6. O AÇAI É AFRODISÍACO

Nativos da região Amazônica garantem que o açaí pode e deve ser usado como afrodisíaco. Pesquisa já realizada, receita o açaí para casais com dificuldades em engravidar, bem como homens com problemas de impotência. Para homens nada melhor que regularmente consumir um copo ou tigela de açaí, para manter em dia seu apetite sexual.

7. EVITE CÂIMBRAS, COMA AÇAI

Com alta concentração de potássio, o açaí pode ser fundamental ao combate a cãimbras. Em conjunto com boa ingestão de líquidos durante a atividade física, este alimento energético pode reduzir por completo, as dolorosas câimbras causadas por desidratação.

8. FAZ BEM AO CORAÇÃO


A gordura presente no açaí é saudável, semelhante à encontrada no azeite de oliva. Conhecida como monoinsaturada, ela faz bem a todo o sistema cardiovascular e previne o desenvolvimento de doenças do coração. Além disso, a fruta é repleta de fibras alimentares e fitoesteróis, que também contribuem para o bom funcionamento deste órgão vital.

9. POUCAS CALORIAS

Só para comparar, 100 g de açaí têm em média 65 calorias. É o mesmo que 100 g de manga ou de maçã, e bem menos que 100 g de banana (105 calorias) ou de abacate (162 calorias). O que torna o açaí bastante calórico é a adição de outros ingredientes no preparo da polpa, como açúcar, xarope de guaraná, banana e granola.


Fonte: Viva Saúde e www.mixersbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário