quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

15 JANEIRO 2014: NOTÍCIAS

População poderá escolher os administradores regionais

O Tribunal de justiça estipulou nesta terça-feira (14/01) o prazo de 18 meses para que o Buriti crie conselhos comunitários e dê maior participação aos moradores na escolha dos administradores regionais. Exigências previstas na Lei Orgânica do DF.

As ações julgadas pelo Tribunal foram impetradas pelo Ministério Público, OAB e pelo deputado federal Luiz Pitiman.

O relator fixou o prazo de 60 dias após o trânsito em julgado do processo para apresentar o projeto de lei à Câmara Legislativa. No entanto, os magistrados entenderam que não havia necessidade de esperar os prazos recursais e fixaram o prazo em 18 meses a partir da publicação do acórdão.

 

Agefis e SEOPS derrubam construções no Renascer, área pública da Terracap

O chamado Condomínio Renascer, em Samambaia, foi ontem (14/01), alvo de ações de derrubadas de diversas obras promovida pela Secretaria de ordem Pública (Seops) e Agefis).

A derrubada durou toda a manhã e mobilizou cerca de 500 funcionários, acabando com três prisões e uma apreensão de menor.

Os “proprietários” dos lotes fizeram um cordão e uma barreira de pneus.

A área de 35 hectares pertence à Terracap, onde já estavam sendo construídas 51 casas. Dessas, 20 ainda estavam na base. Muro ao redor do parcelamento e fossas também foram destruídas.

Segundo o secretário da Ordem Pública, José Grijalma, a área é de proteção ambiental, próxima de dois córregos.

 

Vicente Pires: perigos rondam a população

Em Vicente Pires, não é apenas a falta de escritura dos imóveis que tira o sossego da comunidade local. Na mesma via de mão dupla, a população convive com a criminalidade que bate à porta e com a ausência de infraestrutura. Sem rede de águas pluviais, o asfalto não suporta o volume da chuva e o resultado são os incontáveis buracos.

Além disso, os casarões da região, que abrigam brasilienses de classe média, são alvo constante dos bandidos. Em 2013, a Secretaria de Segurança registrou 194 roubos e furtos em residências de Vicente Pires. Além disso, 126 carros foram levados por criminosos, entre 66 assaltos e 60 furtos. Ou seja, nem mesmo a vigilância dos condomínios fechados e comércios intimida os ladrões.

De dia ou de noite, os criminosos agem em Vicente Pires e deixam a população acuada diante de tanta violência.

Fonte: Jornal de Brasília, Caderno Cidades, 15.01.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário