sábado, 23 de novembro de 2013

DA TRIBUNA, DEPUTADO AGACIEL MAIA FAZ DISCURSO EM DEFESA DO PROJETO DE LEI DE CONDOMÍNIOS URBANÍSTICOS FECHADOS



     Após reunião com lideranças comunitárias dos condomínios, o deputado Agaciel Maia, na tarde de terça-feira (19/11) fez um discurso, da Tribuna da Câmara, em favor do projeto de lei de condomínios urbanísticos fechados, nos moldes dos residenciais Alphaville, espalhados, hoje, por todo o Brasil, antiga reivindicação de síndicos, presidentes de Associações e moradores.

Confira abaixo a íntegra do discurso:

"Há muitos anos assistimos, no Distrito Federal, a polêmica história quanto a questão dos condomínios fechados. São residenciais que surgiram no DF há quatro décadas e, tantos anos depois, os moradores buscam uma solução para que no processo de regularização as análises e aprovações sejam no modelo de condomínios urbanísticos fechados.

"Essa é uma luta que já dura alguns (bastante) anos. Aqui, apresento-me em defesa desse modelo. E exatamente por assim pensar é que ao longo deste ano venho trabalhando junto com a Secretaria de Regularização de Condomínios (Sercond) na elaboração de um projeto de lei que irá permitir a aprovação e registro em cartório dos parcelamentos exatamente como “condomínios fechados”

"Penso que a legislação não pode andar na contramão dos interesses da população. Esse modelo adotado no Distrito Federal já existe em todo o Brasil e pelo mundo afora e, portanto, nossas leis devem vir ao encontro dessa comunidade. 


"É bom ressaltar que esse novo modelo é vantajoso, no quesito segurança, não somente para aqueles que optaram em viver nesses residenciais como para o próprio Estado, que hoje já não consegue se fazer presente em todas as áreas. Ganha também, o Estado, uma vez que a responsabilidade pela manutenção daquele espaço passa a ser dos próprios moradores e, aqui, temos que ressaltar que em diversos residenciais esse trabalho vem sendo elaborado de forma exemplar.
 

"O modelo de “condomínio fechado” é aquele que é administrado pelos próprios moradores, que assumem para si tanto a prestação de serviços, como a manutenção e conservação de ruas e praças, cuidados com as áreas verdes, vigilância, coleta e reciclagem de lixo, construção e manutenção de áreas de lazer. Sou favorável favorável a esse novo modelo de moradia e reforço meu pensamento lembrando que esse modelo não traz nenhum prejuízo ao Estado ou a sociedade. 

"Aproveito para lembrar que essa modalidade de “condomínio fechado” está devidamente amparado pela Lei 4.591/64, faltando apenas uma legislação específica no âmbito do Distrito Federal

"Quero lembrar também que há decisões favoráveis ao modelo de “condomínio fechado” e como exemplo disso podemos citar o julgamento da ADIn no RS, em que foi afirmada a constitucionalidade dos artigos da Lei Complementar 246/2005, de Caxias do Sul, que estabelecem a possibilidade de loteamentos fechados. 

"Há, portanto, precedentes de tribunais estaduais favoráveis à constitucionalidade de leis municipais autorizando a criação de “condomínios fechados”. Aqui no Distrito Federal, o Governo, através da Secretaria de Condomínios, já realizou duas audiências públicas para discutir o projeto de lei que autoriza esse novo modelo – condomínios fechados. 

"Os moradores aguardam a última audiência e o envio do projeto para aprovação na Câmara LegislativaMeu voto é favor dos condomínios fechados".
 

MORADORES BUSCAM APOIO DO DEPUTADO AGACIEL MAIA PARA PROJETO DE LEI DOS CONDOMÍNIOS URBANÍSTICOS FECHADOS


Deputado Agaciel escuta reivindicação de síndicos do Jardim Botânico e Sobradinho


     Síndicos de condomínios estiveram na tarde desta segunda-feira (18/11), reunidos com o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Agaciel Maia, para pedir apoio ao projeto de lei de condomínios urbanísticos fechados, que vinha sendo tocado pela Secretaria de Regularização de Condomínios. “Duas audiências públicas foram realizadas. Faltava mais uma reunião com a comunidade para que o governo pudesse encaminhar o projeto para a Câmara Legislativa apreciar e aprovar. Viemos aqui pedir seu apoio para que tal proposta não seja esquecida”, disse a síndica do condomínio Quintas da Alvorada, Mônica.

     "A última audiência deveria ter acontecido no final de outubro. Assim como o Quintas da Alvorada, nosso condomínio também está em cartório, e estávamos aguardando a aprovação desta lei para modificarmos nosso projeto. Não queremos retirar nossos muros e nem nossas portarias”, disse Elias, morador do Inter lagos, no Jardim Botânica=o. 

     O parlamentar após ouvir os representantes de condomínios se comprometeu a fazer uma defesa a favor da lei na Tribuna da Câmara e de ajuda-los nessa empreitada.

     É sabido que essa modalidade precisa de uma lei específica municipal – ou no caso do DF, distrital – uma vez que a previsão em lei federal já existe: 4.591/64. A previsão para a legalização dos condomínios fechados está aberta. Os municípios podem aprovar legislação específica para disciplinar os “condomínios fechados".

     O maior atrativo para essa modalidade de moradia é a questão de segurança, o que tem atraído muitas famílias. 

     Resolver essa polêmica em torno da manutenção dos condomínios fechados com muros e portarias tem sido o sonho de muita gente que optou por morar em condomínios no DF, até mesmo para colocar um ponto final nas constantes ameaças de derrubadas das portarias.

     No modelo de loteamento aberto, quando do registro em cartório, as ruas, parques e praças passam a ser públicas, não sendo permitida a permanência de guaritas ou portarias e nem de muros ou cercas no perímetro do parcelamento.

    Se aprovada a legislação específica, os cartórios de imóveis vão poder registrar o parcelamento na modalidade de condomínio fechado, permanecendo os moradores como proprietários das áreas internas – ruas, avenidas, áreas de lazer, praças etc.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

FESTA DAS CRIANÇAS ANIMA SÁBADO NO MORADA SUL


GOVERNO ALTERA PONTOS POLÊMICOS DO PPCUB



Após reunião com presidente da Câmara, Wasny de Roure, líder do Governo, Arlete Sampaio, secretário de Habitação, Geraldo Magela, e presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), Cristiano Araújo, o governador Agnelo Queiroz anunciou a retirada de alguns pontos polêmicos do Plano de Preservação do conjunto urbanístico de Brasília (PPCUB), que tramita na Câmara Legislativa. Veja abaixo as como fica o plano.

Mesmo com a modificação, o Ministério Público insiste que o plano não pode ser votado uma vez que todas as decisões do Conselho de Planejamento (Conplan) estão suspensas pela Justiça e antes de ser votado na Câmara o projeto deve ser aprovado no conselho.



PROPOSTAS MODIFICADAS
1.    Loteamento do Eixo Monumental, entre a Praça do Cruzeiro e a Rodoferroviária. Foi mantido no local a construção do Memorial João Goulart.
2.    Criação da 901 Norte, que não será residencial e nem poderá ter hotéis ou escritórios.

PROPOSTAS RETIRADAS
1.    Privatização, por meio de concessão pública, de lotes destinados a equipamentos públicos e escolas dentro das superquadras e nas entrequadras do Plano Piloto, no sudoeste e Cruzeiro.
2.    Criação da Quadra 500 do Sudoeste.
3.    Criação de setor habitacional atrás da antiga rodoferroviária para prédios com até seis andares.
4.    Transformações de clubes em hotéis na orla do Lago Paranoá.
5.     
PROPOSTAS MANTIDAS
1.    Puxadinhos na Asa Norte
2.    Criação de lotes em áreas públicas
3.    Subdivisão de lotes em várias áreas da cidade
4.    Em algumas áreas, alteração de uso
5.    Aumento do potencial construtivo em vários pontos

6.    Operação urbana consorciada, espécie de associação entre poder público e proprietários/investidores em grandes áreas urbanas, sem previsão de parâmetros para a conservação. 

EDIÇÃO DE NOVEMBRO - JORNAL DOS CONDOMÍNIOS


EDIÇÃO DE NOVEMBRO: NOTÍCIAS


EDIÇÃO DE NOVEMBRO: PROGRAMA JOVEM CANDANGO E CARAVANA EM SÃO SEBASTIÃO


EDIÇÃO DE NOVEMBRO: PONTOS POLÊMICOS EMPERRAM VOTAÇÃO DO PPCUB


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Programa Jovem Candango vai beneficiar mais de 10 mil jovens no Distrito Federal

O programa é uma iniciativa do deputado distrital Agaciel Maia, atual vice-presidente da Câmara Legislativa, que desde o início de seu mandato vem lutando para implantação do programa. Na Casa, apresentou Indicação para que o Executivo apresentasse projeto de lei para criação do programa.
 
 

Foi sancionada pelo governador Agnelo Queiroz, na quinta-feira (14/11) a Lei 5.216/2013 que cria o Programa Jovem Candango no Distrito Federal. O principal objetivo é ampliar as oportunidades do primeiro emprego aos estudantes entre 14 e 18 anos de idade, que estejam cursando as últimas séries do ensino Fundamental e Ensino Médio.

De acordo com o programa, os jovens aprendizes serão contratados e irão trabalhar em órgãos públicos do GDF, uma oportunidade para inserir os adolescentes no mercado de trabalho, que irão receber um salário mínimo mensal, vale transporte e alimentação e os demais direitos trabalhistas, sem que eles abandonem os estudos.

Cerca de 10 mil estudantes de escolas públicas serão beneficiados. A prioridade serão para os jovens de famílias de baixa renda e para quem vivem em territórios de maior vulnerabilidade social. As primeiras contratações deverão acontecer logo no início de 2014. A jornada de trabalho será de quatro horas, podendo ser ampliada para seis horas. Haverá reserva de vagas para portadores de necessidades especiais, alunos da zona rural, adolescentes acolhidos no DF judicialmente e jovens do Programa de Bombeiro Mirim.

As contratações serão feitas pela Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional, pelo prazo de dois anos, e o jovem aprendiz irá participar de curso de formação e capacitação opertado pelas instituições qualificadas.

Para a jovem Catarina, moradora do Gama, o programa tem grande importância para os jovens, “pois proporciona o ingresso no mercado de trabalho com o primeiro emprego, onde poderemos adquirir experiência e ter melhor qualidade de vida. Estou feliz. O DF precisava disso”.

Nas próximas eleições, Sobradinho pode ganhar novo representante



Ricardo Vale, ex-secretário adjunto de governo, que assumiu o Sobradinho Esporte Clube em 2011, colocou o Leão da Serra na vitrine do futebol do DF. Modesto, ele diz que o mérito de recuperar o time é de muitos sobradinhenses e do patrocinador (CEUB).

Para o ano que vem, Vale está muito esperançoso, apostando no fortalecimento do time a partir da contratação de Dimba. “Ele é um vencedor, que saiu de Sobradinho, conquistou o mundo e agora voltou para o time que o lançou”, disse, enfatizando que o Sobradinho está se consolidando como um dos grandes clubes do DF e do Brasil.

Mas não é somente de esporte que vive Ricardo Vale. A política está nas veias. É dirigente do PT-DF e uma pessoa importante na política local. Com relação a atuação do atual governo, ele reforça a teoria de que ‘as coisas já estão ficando no lugar’, pois “os resultados positivos do governo Agnelo já estão aí para todos verem”.

Dentre inúmeras ações do atual governo, Vale destaca as contratações de novos profissionais para as áreas de saúde e educação, as reformas dos hospitais e a melhoria no transporte público. “A área de esporte, cultura e habitação também estão com diversos projetos em andamento e muita coisa boa está acontecendo”, ressalta.

Irmão do ex-deputado Paulo Tadeu, que no Distrito Federal fez uma carreira brilhante, Ricardo Vale ainda não confirma se será candidato a uma cadeira na Câmara Legislativa. “Nosso grupo tem história, afinal são mais de 20 anos de trabalho e muitas conquistas”, comentou, deixando no ar a possibilidade de ser candidato nas próximas eleições. “Continuaremos lutando para a melhoria das condições de vida da classe trabalhadora”.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Da Tribuna, deputado Agaciel sai em defesa do projeto de lei para condomínios fechados



Após reunião com lideranças comunitárias dos condomínios, o deputado Agaciel Maia, na tarde desta terça-feira (19/11) fez um discurso, da Tribuna da Câmara, em favor do projeto de lei de condomínios urbanísticos fechados, nos moldes dos residenciais Alphaville, espalhados, hoje, por todo o Brasil.



Confira, abaixo, a íntegra do discurso:

“Há muitos anos assistimos, no Distrito Federal, a polêmica história quanto a questão dos condomínios fechados. São residenciais que surgiram no DF há quatro décadas e, tantos anos depois, os moradores buscam uma solução para que no processo de regularização as análises e aprovações sejam no modelo de condomínios urbanísticos fechados.
Essa é uma luta que já dura alguns (bastante) anos. Aqui, apresento-me em defesa desse modelo. E exatamente por assim pensar é que ao longo deste ano venho trabalhando junto com a Secretaria de Regularização de Condomínios (Sercond) na elaboração de um projeto de lei que irá permitir a aprovação e registro em cartório dos parcelamentos exatamente como “condomínios fechados”.
Penso que a legislação não pode andar na contramão dos interesses da população. Esse modelo adotado no Distrito Federal já existe em todo o Brasil e pelo mundo afora e, portanto, nossas leis devem vir ao encontro dessa comunidade.
É bom ressaltar que esse novo modelo é vantajoso, no quesito segurança, não somente para aqueles que optaram em viver nesses residenciais como para o próprio Estado, que hoje já não consegue se fazer presente em todas as áreas. Ganha também, o Estado, uma vez que a responsabilidade pela manutenção daquele espaço passa a ser dos próprios moradores e, aqui, temos que ressaltar que em diversos residenciais esse trabalho vem sendo elaborado de forma exemplar.
O modelo de “condomínio fechado” é aquele que é administrado pelos próprios moradores, que assumem para si tanto a prestação de serviços, como a manutenção e conservação de ruas e praças, cuidados com as áreas verdes, vigilância, coleta e reciclagem de lixo, construção e manutenção de áreas de lazer.
Sou favorável favorável a esse novo modelo de moradia e reforço meu pensamento lembrando que esse modelo não traz nenhum prejuízo ao Estado ou a sociedade.
Aproveito para lembrar que essa modalidade de “condomínio fechado” está devidamente amparado pela Lei 4.591/64, faltando apenas uma legislação específica no âmbito do Distrito Federal.
Quero lembrar também que há decisões favoráveis ao modelo de “condomínio fechado” e como exemplo disso podemos citar o julgamento da ADIn no RS, em que foi afirmada a constitucionalidade dos artigos da Lei Complementar 246/2005, de Caxias do Sul, que estabelecem a possibilidade de loteamentos fechados.
Há, portanto, precedentes de tribunais estaduais favoráveis à constitucionalidade de leis municipais autorizando a criação de “condomínios fechados”.

Aqui no Distrito Federal, o Governo, através da Secretaria de Condomínios, já realizou duas audiências públicas para discutir o projeto de lei que autoriza esse novo modelo – condomínios fechados. Os moradores aguardam a última audiência e o envio do projeto para aprovação na Câmara Legislativa. Meu voto é favor dos condomínios fechados.”

SECRETARIA ITINERANTE DA SERCOND FAZ VISITA AO RESIDENCIAL INTERLAGOS



Na manhã de sexta-feira (14/11 , dando continuidade a Secretaria Itinerante, equipe da Secretaria de Regularizacao de Condominios (Sercond) realizaram visita ao condomínio Quintas Interlagos, na cidade do Jardim Botânico. 

 Coordenando os trabalhos, o secretario adjunto, Roberto Costa, foi recepcionado pela tesoureira do parcelamento,Vânia, que explicou a atual situação no processo de regularização e, em seguida, acompanhou a equipe em uma visita as áreas do residencial
.
O Quintas Interlagos teve seu projeto aprovado em 2oo8, com a publicação do Decreto no Diário Oficial, e a liberação da licença ambiental. No entanto, até hoje, por pendências, não concluiu ser escriturado e com isso finalizar o processo de regularização fundiária. De acordo com a representante do condomínio, o processo continua em cartório de registro de imóveis e está prestes a ser concluída as exigências para que possa iniciar a escrituração dos lotes.


O Quintas Interlagos é um parcelamento fechado, localizado em área particular. Possui muros e portaria, ruas pavimentadas com  meios-fios instalados, placas de sinalização, recebe água tratada da CAESB e possui área de lazer.
 

 
 
A maior preocupação dos moradores está relacionada com a segurança, mesmo sendo um condominio fechado, com controle na portaria e câmeras de segurança. 
 


IPTU: PRAZO PARA NEGOCIAR DÉBITOS VENCE NO FINAL DE NOVEMBRO

Até o dia 29 de novembro, os contribuintes que estão em débito com o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2013 poderão quitar seus débitos. Uma guia de recolhimento será encaminhada para os endereços dos contribuintes, atualizada com juros de mora de 1%, multa de 10% e atualização monetária.

Quem não receber o boleto, pode entrar no site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.df.gov.br).

GAMA: AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A LUOS




Moradores do Gama e de Santa Maria vão debater na noite de hoje (19/11) a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS).
A reunião vai acontecer no auditório da Administração Regional a partir das 19h, quando a população terá a oportunidade de conhecer a proposta do Governo sobre o assunto e apresentar sugestões.

Essa é a lei que vai definir o que poderá ser construído nas cidades e o total para cada obra. A LUOS é uma exigência da Justiça no intuito de proibir alvarás precários. Este mês de novembro, mais quatro cidades receberão a equipe da Câmara para discutir o assunto.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Moradores buscam apoio do deputado Agaciel para projeto de lei de condomínios urbanísticos fechados



Síndicos de condomínios estiveram na tarde desta segunda-feira (18/11), reunidos com o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Agaciel Maia, para pedir apoio ao projeto de lei de condomínios urbanísticos fechados, que vinha sendo tocado pela Secretaria de Regularização de Condomínios. “Duas audiências públicas foram realizadas. Faltava mais uma reunião com a comunidade para que o governo pudesse encaminhar o projeto para a Câmara Legislativa apreciar e aprovar. Viemos aqui pedir seu apoio para que tal proposta não seja esquecida”, disse a síndica do condomínio Quintas da Alvorada, Mônica.

“A última audiência deveria ter acontecido no final de outubro. Assim como o Quintas da Alvorada, nosso condomínio também está em cartório, e estávamos aguardando a aprovação desta lei para modificarmos nosso projeto. Não queremos retirar nossos muros e nem nossas portarias”, disse Elias, morador do Inter lagos, no Jardim Botânico.

O parlamentar após ouvir os representantes de condomínios se comprometeu a fazer uma defesa a favor da lei na Tribuna da Câmara e de ajuda-los nessa empreitada.

É sabido que essa modalidade precisa de uma lei específica municipal – ou no caso do DF, distrital – uma vez que a previsão em lei federal já existe: 4.591/64. A previsão para a legalização dos condomínios fechados está aberta. Os municípios podem aprovar legislação específica para disciplinar os “condomínios fechados”.

O maior atrativo para essa modalidade de moradia é a questão de segurança, o que tem atraído muitas famílias.

Resolver essa polêmica em torno da manutenção dos condomínios fechados com muros e portarias tem sido o sonho de muita gente que optou por morar em condomínios no DF, até mesmo para colocar um ponto final nas constantes ameaças de derrubadas das portarias.

No modelo de loteamento aberto, quando do registro em cartório, as ruas, parques e praças passam a ser públicas, não sendo permitida a permanência de guaritas ou portarias e nem de muros ou cercas no perímetro do parcelamento.


Se aprovada a legislação específica, os cartórios de imóveis vão poder registrar o parcelamento na modalidade de condomínio fechado, permanecendo os moradores como proprietários das áreas internas – ruas, avenidas, áreas de lazer, praças etc.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Jardim Botânico recebe o projeto Cidade Limpa.



“A partir do dia 4 de novembro, o Jardim Botânico recebe mais uma edição da operação “Cidade Limpa”. A força tarefa, que ficará na região até sexta (8), realizará poda de árvores, manutenção e limpeza de bueiros, pintura de meio-fio, tapa-buraco e recapeamento de asfalto.
Segundo o Administrador Regional, César Lacerda, as demandas da comunidade são prioridades. “Em minhas conversas semanais com os moradores da região, eles indicam os lugares que a Administração deve priorizar durante a operação. Estamos mapeando os lugares sugeridos para fazer os reparos”, finaliza.
A Operação Cidade Limpa é uma força tarefa realizada por vários órgãos do Governo para a limpeza das cidades. A ação conta com representantes da Administração Regional, Coordenadoria das Cidades, Novacap, SLU, Caesb, CEB e Detran.

Serviço:
Para indicar o local que precisa de reparos, basta ligar para a Diretoria de Obras da Administração.

Contato: 34274500 ou 34274523”

Operadoras de telefonia são multas em quase R$ 18 milhões

Devido a reclamações de consumidores, o PROCON multou em quase R$ 18 milhões as operadoras de telefonia TIM, NET, Oi, Oi Móvel, Claro, Vivo e GVT em decorrência de infrações ao Código de Defesa do Consumidor.  É a Operação Linha Dura.

CAESB promete devolver dinheiro pago a mais em conta


Cerca de 72 mil clientes da Caesb receberam a conta de água deste mês mais cara devido a um erro no sistema. Mauro Soares reclama do serviço de atendimento da companhia, que não soube explicar o ocorrido. A Caesb reconheceu o erro e informou que o valor cobrado a mais em outubro será abatido na conta de novembro. O superintendente de atendimento ao público, Carlos Antonio Ferreira, diz que ainda não sabe quais clientes foram atingidos pela cobrança.

Fonte:  CBN