segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ENTREVISTA: PARTE I - GOVERNADOR APOSTA EM NOVO CICLO



Entrando em uma nova fase de gestão, governador Agnelo Queiroz enumera as realizações, os desafios, as perspectivas e os planos para os próximos anos

Ao assumir o governo do Distrito Federal, em janeiro de 2011, depois de uma forte crise política e de encontrar Brasília em estado de “terra arrasada”, Agnelo Queiroz se empenhou durante o primeiro ano de sua gestão para colocar a casa em ordem. Agora, ao fim do segundo ano Del mandato, ele fala sobre os avanços alcançados após equilibrar as contas.
Em entrevista à Agência Brasília, Agnelo Queiroz enumera as realizações, os desafios, as perspectivas e os planos para os próximos anos. Transporte, saúde, educação e segurança ganharam destaque.
O governador também ressaltou a importância dos investimentos em médio prazo, a retomada das parcerias com o governo federal e as tratativas internacionais, capazes de possibilitar projeções excepcionais para a cidade, que,d nos próximos dois anos, ocupará o centro das atenções mundiais ao sediar a abertura da Copa das Confederações, em 2013, e sete jogos da Copa do Mundo 2014.

QUAIS FORAM OS MAIORES DESAFIOS NOS DOIS PRIMEIROS ANOS?
Em primeiro lugar, tive que colocar a casa em ordem e resgatar a credibilidade institucional do GDF. Começamos com um grande esforço de recuperação da máquina administrativa e a recontratação de servidores públicos. Mas posso fazer um balanço muito positivo de tudo o que realizamos, conscientes de que ainda há muito a ser feito. Avançamos significativamente em áreas como saúde, transporte público e segurança, em ações estruturantes que serão sentidas por muitos e muitos anos no DF.

QUAIS FORAM OS AVANÇAOS NA ÁREA DE SAÚDE?
Investimos na saúde básica, com a inauguração das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), reformamos praticamente todos os hospitais e contratamos mais de 7 mil servidores. Com as UPAs e as clínicas da Família, uma média de 2 mil pessoas deixou de procurar os hospitais a cada dia. Agora, esses pacientes são atendidos com qualidade e perto de casa. Já temos quatro UPAs em funcionamento: no Recanto das Emas, São Sebastião, Samambaia e Núcleo Bandeirante. Até 2014, outras 10 serão entregues. E temos hoje cinco Clínicas da Família: três em Samambaia, uma no Areal e outra no Recanto.
Além da diminuição das filas, muitas mudanças foram realizadas. Só quem é usuário da rede pública de saúde conhece os avanços. Fizemos em dois anos, pela saúde, muito mais que nas últimas duas décadas.
Continua...
Fonte: Jornal da Comunidade, 5 a 11.01.2013

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

SECRETARIA EMITE PRIMEIRAS AUTORIZAÇÕES PARA CONDOMÍNIOS SE MANTEREM FECHADOS





Na manhã desta quarta-feira (09/01), os primeiros 26 condomínios do Distrito Federalo receberam o Termo de Autorização para manutenção de muros e portarias, com base na Lei 4.893, sancionada pelo governador do Distrito Federal em 27 de julho de 2012, que autoriza os condomínios fechados.
O documento tão esperado por síndicos e moradores foi entregue pela secretária de Regularização de Condomínios (Sercond), Regina Amaral, no auditório da Agefis.

Para a secretária, é importante registrar que o documento não permite qualquer nova construção. “A autorização é com base na legislação e apenas para a manutenção da situação existente para aqueles parcelamentos implantados e com processo de regularização em andamento”.
De acordo com a representante da Sercond, a atitude de conceder uma autorização precária para a permanência das guaritas e muros é, antes de tudo, uma forma de impedir o aumento da área ocupada e o controle da ocupação. “O perímetro fica delimitado e o parcelamento não pode modificar ou alterar seus limites, como muitas vezes acontece, incluindo no perímetro uma nova quadra, nova rua ou mesmo um subparcelamento. A medida é para manter a situação existente e, também, para ordenar e barrar novas ações irregulares”, enfatizou Regina.

Outros 21 parcelamentos já solicitaram a autorização, que deverá ser entregue pela Sercond no início de fevereiro. Veja abaixo, os primeiros condomínios que receberam a autorização para manterem suas áreas fechadas.
SOBRADINHO
. Alto da Boa Vista
. Bianca
. Jardim Europa
. Jardim Europa II
. Morada dos Nobres
. Residencial Planalto
. Vivendas Campestres
. Vivendas Colorado I
. vivendas Colorado II
. Vivendas da Serra
. Vivendas Paraíso
. Vivendas Serrana

RECANTO DAS EMAS
. Residencial Asa Branca
. Residencial São Francisco

GAMA
. Parque do Gama

ALTIPLANO LESTE
. Privê Morada Sul
. Estância Quintas da Alvorada
. Privê Morada Sul - Etapa C

JARDIM BOTÂNICO
. Ouro Vermelho
. Condomínio Quintas da Alvorada
. Quintas da Alvorada
. Solar de Brasília
. Solar da Serra
. Ville de Montagne

LAGO SUL
. Villages Alvorada
. Condomínio do Lago Sul

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Secretária de Condomínios prestigia posse na Câmara Legislativa



     No primeiro dia de 2013, a secretária de Regularização de Condomínios, Regina Amaral, participou da cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Legislativa, que aconteceu no Plenário.


     O governador em exercício do Distrito Federal,  Tadeu Filippelli também esteve presente à solenidade. Em seu discurso, o governador parabenizou os novos integrantes do Legislativo e falou sobre a renovação da frota de ônibus do DF. “É um momento para ser festejado. Na sexta-feira, ao apagar das luzes de 2012, fechamos o ano assinando os dois primeiros grandes contratos de duas bacias, que representam 40% de todo transporte público do DF”, frisou.
Wasny de Roure é o novo presidente da Câmara Legislativa
    
     Os novos dirigentes da Câmara Legislativa foram eleitos na última sessão plenária de dezembro passado. Wasny de Roure é o novo presidente e Agaciel Maia, o vice. A primeira, segunda e terceira secretarias ficaram, respectivamente, com Eliana Pedrosa, Israel Batista e Ayrton Gomes.

Acompanhada do deputado Olair Francisco (D), a secretária Regina Amaral cumprimenta o novo vice presidente da Câmara, Agaciel Maia (C)