sábado, 17 de agosto de 2013

Sercond e CRA juntos pela qualificação profissional de síndicos

Secretária Regina Amaral participa de reunião no Conselho de Administração
 
 
Um dos grandes problemas enfrentados por muitos residenciais está relacionado com a administração do condomínio e por isso mesmo, o cargo de síndico tem, cada vez mais, clamado por profissionais especializados, pois é uma tarefa que envolve não somente responsabilidades patrimoniais, mas organização, trato com as pessoas, questões jurídicas e contábil, administração das áreas comuns, relacionamentos etc.
 
De acordo com a legislação, ao síndico, compete a gestão administrativa, de recursos humanos e a financeira do condomínio. É o síndico que deve representar o condomínio e defendê-lo em todos os atos necessários à defesa dos interesses da coletividade, cumprindo o que determina a convenção, o regimento interno e as determinações das assembléias. Além disso, cuidar da prestação dos serviços terceirizados como portaria e segurança, contratação de servidores, conservação das áreas comuns, elaboração do orçamento e prestação de contas aos moradores são atribuições do síndico.
 
Com uma visão global de todas essas atribuições, o Conselho Regional de Administração (CRA) discutiu o assunto em uma reunião ocorrida na terça-feira (13/08), na sede do Conselho. Participaram do encontro a secretária de Estado de Regularização de Condomínios Regina Amaral, a vice-presidente do Sindicondomínios, Delzuíte Ribeiro de Assis, diretores do CRA, do Shopping ID, advogados e representantes das administradora Solução e ASP.
 
A reunião foi aberta pelo presidente do CRA, Carlos Alberto Ferreira Júnior, que falou sobre a gestão profissional condominial e do trabalho que o Conselho vem realizando com foco na fiscalização e capacitação de profissionais. “Administrar é toda parte de gestão. Sob a responsabilidade do administrador estão as questões jurídicas, contábeis, trabalhistas, de fiscalização, mas o trabalho tem que ter foco na prevenção”, ressaltou o presidente do CRA. No Distrito Federal, existem mais de 18 mil condomínios. Nessa conta estão os condomínios horizontais, verticais e os comerciais.
 
A secretária Regina Amaral afirmou durante a reunião a importância da capacitação de profissionais, mas ressaltou que a conscientização deve chegar também a cada um dos condôminos. “É necessário que tenham a consciência de que esse modelo de condomínio é uma modalidade diferenciada. É preciso saber viver em comunidade e respeitar os vizinhos e os espaços comuns. É um modelo novo e as pessoas ainda estão em fase de adaptação”, disse.
 
Nova reunião ficou de ser agendada, mas o presidente do CRA concordou com a proposta da elaboração de uma cartilha, cujo lançamento será feito ainda neste segundo semestre. Nova reunião ficou de ser agendada antes de iniciar os eventos com os síndicos de condomínios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário