segunda-feira, 6 de maio de 2013

Conplan aprova projeto de ampliação e modificação do Estádio Mané Garrincha



Na manhã desta segunda-feira (06/05), a secretária de Regularização de Condomínios Regina Amaral, conselheira do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) participou da reunião que aprovou o projeto de arquitetura de modificação e ampliação do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
De acordo com legislação vigente, os projetos de arquitetura e reforma de monumentos tombados e dos localizados no Eixo Monumental devem ser analisados previamente pelos órgãos de proteção ao patrimônio histórico e artístico nacional e pelo Conplan antes da aprovação e licenciamento pela Administração Regional.
Ao Conplan cabe apreciar os projetos de arquitetura e de reforma. Para tanto, membros do Conselho realizaram na sexta-feira (03/05) visita ao Estádio para conhecer de perto o andamento das obras e a área do entorno, onde estará garantido acessibilidade e mobilidade para pedestres e ciclistas, estacionamento subterrâneo, paisagismo e outros.
Em 2010, o Conplan aprovou o memorial descritivo, ocasião em que a concepção do projeto foi apresentada pelo arquiteto Eduardo Castro Mello, um dos autores. O MDE aprovado amplia a delimitação original da área do estádio e estabelece as diretrizes de uso e ocupação.
O novo monumento de Brasília tem altura máxima de 65 metros e 72 mil lugares. Há, no MDE aprovado, a previsão de construção de passagens subterrâneas para pedestres, isto é, um túnel com largura de 6,60m, que irá ligar o Centro de Convenções Ulysses Guimarães ao Estádio e um túnel entre o Eixo Monumental e o Parque da Cidade. “Na Copa, esse túnel irá facilitar o acesso ao estádio”, disse a conselheira Regina.
O representante da Codeplan,  Salviano Guimarães, lembrou que a área onde está sendo construído o estádio era “um espaço degradado e não utilizado. Uma área nobre, no centro da capital, usada apenas para estacionamento de ônibus. Temos que pensar nessa cidade como projeção de futuro”, destacou, lembrando que a cidade prossegue depois da Copa do Mundo.

Fonte: Sercond

Nenhum comentário:

Postar um comentário