segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ENTREVISTA: PARTE I - GOVERNADOR APOSTA EM NOVO CICLO



Entrando em uma nova fase de gestão, governador Agnelo Queiroz enumera as realizações, os desafios, as perspectivas e os planos para os próximos anos

Ao assumir o governo do Distrito Federal, em janeiro de 2011, depois de uma forte crise política e de encontrar Brasília em estado de “terra arrasada”, Agnelo Queiroz se empenhou durante o primeiro ano de sua gestão para colocar a casa em ordem. Agora, ao fim do segundo ano Del mandato, ele fala sobre os avanços alcançados após equilibrar as contas.
Em entrevista à Agência Brasília, Agnelo Queiroz enumera as realizações, os desafios, as perspectivas e os planos para os próximos anos. Transporte, saúde, educação e segurança ganharam destaque.
O governador também ressaltou a importância dos investimentos em médio prazo, a retomada das parcerias com o governo federal e as tratativas internacionais, capazes de possibilitar projeções excepcionais para a cidade, que,d nos próximos dois anos, ocupará o centro das atenções mundiais ao sediar a abertura da Copa das Confederações, em 2013, e sete jogos da Copa do Mundo 2014.

QUAIS FORAM OS MAIORES DESAFIOS NOS DOIS PRIMEIROS ANOS?
Em primeiro lugar, tive que colocar a casa em ordem e resgatar a credibilidade institucional do GDF. Começamos com um grande esforço de recuperação da máquina administrativa e a recontratação de servidores públicos. Mas posso fazer um balanço muito positivo de tudo o que realizamos, conscientes de que ainda há muito a ser feito. Avançamos significativamente em áreas como saúde, transporte público e segurança, em ações estruturantes que serão sentidas por muitos e muitos anos no DF.

QUAIS FORAM OS AVANÇAOS NA ÁREA DE SAÚDE?
Investimos na saúde básica, com a inauguração das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), reformamos praticamente todos os hospitais e contratamos mais de 7 mil servidores. Com as UPAs e as clínicas da Família, uma média de 2 mil pessoas deixou de procurar os hospitais a cada dia. Agora, esses pacientes são atendidos com qualidade e perto de casa. Já temos quatro UPAs em funcionamento: no Recanto das Emas, São Sebastião, Samambaia e Núcleo Bandeirante. Até 2014, outras 10 serão entregues. E temos hoje cinco Clínicas da Família: três em Samambaia, uma no Areal e outra no Recanto.
Além da diminuição das filas, muitas mudanças foram realizadas. Só quem é usuário da rede pública de saúde conhece os avanços. Fizemos em dois anos, pela saúde, muito mais que nas últimas duas décadas.
Continua...
Fonte: Jornal da Comunidade, 5 a 11.01.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário