sábado, 3 de novembro de 2012

Equipe da Secretaria de Regularização visita Entre Lagos


Na manhã do dia 29 de outubro, a equipe da Subsecretaria de Meio Ambiente da Secretaria de Regularização (Sercond), acompanhada pela secretária Regina Amaral, fez a primeira de uma série de visitas que serão realizadas nos condomínios. O primeiro a ser visitado foi o Mansões Entre Lagos, localizado próximo ao Itapoã, por ser exemplo de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente.
No Entre Lagos, onde residem aproxima-damente nove mil moradores, a equipe da secretaria de Regularizacão foi recebida pelo administrador Herson de Oliveira.


Na primeira visita, a equipe conheceu a “Fábrica Ecológica”, que fica em destaque bem na entrada do condomínio. O responsável pela fábrica, seu Alonso,ex-fuzileiro naval, mostrou todo o processo de fabricação do “meio-fio ecológico”, principal produto ecologicamente correto do condomínio, que consiste em uma mistura de entulho de obras triturado colocado em cinco garrafas PET para cada meio-fio.
As garrafas PETs utilizadas na fabricação dos meios-fios são coletadas pelos próprios morado-res, em pontos de coleta espalhados pelo condomínio. O material de entulho vem de restos de obras , como tijolos, pedras e areia. Este material é carregado até a fábrica e todo o entulho é triturado em uma máquina até virar uma areia fina, que é inserida dentro das garrafas PET utilizadas no processo de fabricação dosmeio-fios.


Na fábrica também são produzidos os “bloquetes ecológicos”, através de um processo parecido. Todo produto produzido na Fábrica é utilizado para  urbanização do condomínio, como entradas de garagem, que são todas padronizadas.
“O investimento inicial, contando com a estrutura da fábrica, foi de R$ 80.000, fora o investimento mensal dos cinco funcionários. Um investimento muito baixo, especialmente se comparado ao lucro para o meio ambiente e para os próprios moradores do condomínio”, explicou o ex fuzileiro naval, orgulhoso do trabalho que desempenha hoje em favor do meio ambiente.


     Na segunda reunião, a equipe vai conhecer a área de preservação localizada dentro do residencial, onde existe uma nascente que foi adotada pelo condomínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário