quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Condomínio RK dá exemlo sobre riscos cuidados com animais domésticos





Em parceria com a Vigilância Ambiental de Saúde, o Condomínio RK dá o pontapé inicial e promove atividades de conscientização sobre leishmaniose, raiva e dicas de como tratar bem os melhores amigos do homem

Um animal solto pode representar muitos riscos, tanto para ele quanto para os moradores da região. Os problemas variam de doenças, como leishmaniose e raiva, ou mesmo o risco de ataques e acidentes diversos. Por isso, o Condomínio RK decidiu encabeçar uma campanha para a conscientização dos proprietários de animais domésticos para que os animais não fiquem soltos nas ruas, expostos a todo tipo de situação. A programação, que ocorrerá no próximo sábado, conta com palestras, demonstração dos animais da Polícia Militar e a análise clínica da saúde de cães e gatos.

A idéia é que os moradores entendam que eles são responsáveis legalmente, socialmente e ambientalmente pelos bichos de estimação. “Em uma comunidade grande como a nossa, sinto que muitos donos não entendem a responsabilidade que eles têm sobre os animais. A preocupação hoje é de controlar a leishmaniose visceral, um problema sério, e que pode trazer grandes prejuízos da saúde não só dos animais, como também das pessoas”, explicou a síndica do condomínio, Vera Barbieri.

A preocupação da síndica não é à toa. Dados revelam que condomínios e parcelamentos, além de regiões próximas às matas, são recordistas em contaminação por doença no Distrito Federal. Somente no RK, segundo a síndica, já foram confirmados duas ocorrências de leishmaniose visceral em humanos.

“O diagnóstico ambiental, vetorial, clinico/laboratorial do cão e a constatação da infecção, com e sem sinais clínicos da doença, faz dele um reservatório permanente, colocando em colocando em risco a saúde também da população”, completa Vera Barbieri. Nestes casos, segundo ela, a recomendação do Programa de Controle de Leishmaniose do Ministério da Saúde do Brasil é proceder a eutanásia no cão infectado.

Para evitar que a situação chegue a esse ponto, o condomínio decidiu integrar a campanha de educação em saúde pública, manejo ambiental, coleta de sangue para exames do diagnóstico da leishmaniose visceral em cães, que é realizada pela Vigilância Ambiental em Saúde, com atividades para educativas ampliar o conhecimento dos moradores sobre o tema, como palestras, teatros e atividades recreativas. Na programação é esperada, por exemplo, a participação do grupo de proteção aos animais SVTI.

“Queremos que esse projeto sirva de exemplo para outros condomínios da região. Não adianta fazermos este trabalho apenas no RK se um morador de algum local próximo deixar seu animal exposto ao risco, o que também tornará nossa comunidade vulnerável”, afirmou a síndica. Segundo ela, a prevenção ainda é o melhor remédio para evitar que uma história que pode ser de amizade e lealdade entre dono e bicho tenha um final infeliz para qualquer um dos dois.

.

PROGRAMAÇÃO

9h- Demonstração de cães adestrados BP cães- BOPE – Batalhão de Elite da Polícia Militar

10h – Palestra sobre Leishmaniose e cuidados com os cães

Teatro para as crianças- pelo núcleo de educação da Vigilância Ambiental – Secretaria de Saúde do DF

11h – Palestra pelo Grupo de Proteção aos Animais. Conscientização e cuidados com os animais

No período de 9h às 12 – Bazar Beneficente em prol dos trabalhos de GRUPO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS.

*Colabore doando itens que poderão ser vendidos e transformados em tratamento de animais abandonados.

CONTATO: VERA BARBIERI – (61) 9963-7172

Nenhum comentário:

Postar um comentário