sábado, 3 de março de 2012

Secretaria dos Condomínios ainda sem estrutura

Por Elton Santos - Está nas mãos do deputado distrital Wellington Luiz (PPL) a possível regularização de mais de 500 condomínios dentro do Distrito Federal e entorno. Isso representa um alívio para mais de 600 mil pessoas que moram no DF sem o devido registro habitacional.
Mas antes de organizar o DF, a recém-criada Secretaria de Condomínios precisa arrumar a própria casa. A pasta tem apenas um servidor nomeado: o próprio secretário. Mesmo que os planos para a sua instituição ter sido desenhada há um ano.
 Especialista na secretaria - Quando a criação da secretaria começou a tomar maiores proporções, principalmente no final do ano passado, buscava-se a indicação de alguma pessoa ligada à área jurídica. No entanto isso não foi possível. “Sobrou para você (secretário Wellington) descascar esse abacaxi”,observou o jornalista Celso de Marco, apresentador do Diário.
Mas não se pode desvalorizar o deputado. Afinal, ele é policial civil. Diz nos bastidores da Câmara Legislativa, que ele é “a pessoa certa, no lugar certo”. Isso porque a questão de terras dentro do Distrito Federal já virou caso de polícia por causa de grilagem e outras infrações.
 Os primeiros passos dessa regularização, que promete ser uma longa caminhada, já estão sendo dados. O secretário disse, em entrevista ao programa Diário Brasil, estar se familiarizando com a situação dos condomínios.“É preciso mapear as regiões que estão em condições de regularização, as que podem e as que não podem ser regularizadas”, adiantou. Mas alerta que para concretizar as medidas será necessária a união do executivo, o judiciário e os órgãos ambientais.
“O que eu não gostaria de fazer é regularizar um condomínio e uma semana depois o Ministério público ter que entrar com alguma ação”, justificou.
A secretaria ficará responsável também por regularizar regiões que não estão classificadas como condomínios. A Estrutural é um exemplo.
Voltar para Câmara - No entanto, como já citado no início desta matéria, a secretaria precisa de infraestrutura. Caso isso não aconteça o mais rápido possível, Wellington afirma que vai deixar a pasta. Dias atrás, o secretário atendeu um presidente de associação na porta de casa por não ter outro local para reunião.
Causa própria - Quando assumiu a pasta, Wellington Luiz começou a enfrentar problemas. A imprensa veiculou que ele teria três terrenos irregulares. De fato o secretário tem. Mas disse que essas informações já estavam disponíveis para a justiça. “Eu sou mais das 600 mil pessoas que não tiveram do Estado a devida atenção”, explica.
Ele e diversos servidores públicos possuem lotes em condomínios. Esta realidade se deve ao fato de algumas categorias não possuírem folha de pagamento suficiente para comprar uma casa no DF. Uma professora, inclusive, participou do programa por telefone e reclamou da mesma situação. Caso continue na secretaria, Wellington vai ter muito trabalho para ordenar uma história de irregularidades.

Fonte: Blogdoodi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário