quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

RESIDENCIAL CHAPÉU DE PEDRA

O primeiro parcelamento habitacional modelo do DF sofre com a falta do CEP, segurança pública, coleta regular de lixo e o mato que toma conta das calçadas



Estrada de acesso ao condomínio Chapéu de Pedra, no Tororó


Por Robson Silva

O Residencial Chapéu de Pedra, localizado no Setor Habitacional Tororó, foi o primeiro parcelamento surgido nos anos noventa e que serviria como modelo para os demais condomínios erguidos na Região Administrativa do Jardim Botânico. 

Próximo ao balão de acesso à Unaí/MG, entrada pela DF 251, via que também dá acesso à Estação da Marinha, à BR 040 e ao Gama. Após se percorrer exatos 1500 metros de estrada de chão, ele está localizado entre os condôminos São Francisco I e II.

O residencial é formado por 249 lotes residenciais de 510 e 600 metros quadrados e 20 lotes comerciais de 120 metros quadrados, escriturados, cartoriados e tem recolhimento de taxas públicas (IPTU/TLP/CIP).

O seu planejamento urbano dispõe de área para comércio, escola e posto policial. Suas ruas são totalmente urbanizadas, mas sofrem com a irregularidade dos serviços de coleta de lixo e o mato que toma conta das calçadas. 

Segundo os moradores, a segurança tem gerado muita insegurança. Exatamente por não disporem da presença permanente do policiamento e apenas de rondas esporádicas da Polícia Militar. 

Ainda no assunto segurança, a moradora e aposentada René Matsuda, cercada por seus vários cães da raça Doberman, contou que a audácia dos ladrões tem sido tanta, que anos atrás eles arrancaram as grades de ferro da janela de uma das casas e roubaram vários pertences.

Descaso do GDF

Dona René juntamente com outra proprietária de lote, professora Chritiane Lapa, informaram que os moradores já protocolaram diversos expedientes junto à Administração Regional do Jardim Botânico para reclamar também sobre a falta do Código de Endereçamento Postal (CEP).

Fato que estranham, pois estão entre os Condomínios São Francisco I e II que já conseguiram o seu CEP daquela Administração.

Elas também consideram muito importante para a região a pavimentação da pista de acesso ao bairro pela DF 251. Informaram que esperam ser atendidas neste ano, pois a obra está inserida como prioridade no Orçamento Participativo (OP/GDF).

Por fim, reafirmam que seus direitos não são respeitados - “pois nem resposta dos ofícios encaminhados à Administração Regional os moradores obtiveram”.  

10 comentários:

  1. Qual a vantagem de morar em um condomínio regular? Se os irregulares tem maior assistência do governo! Então devemos apoiar a Grilagem de terras no DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! moro na CAAC guara 1, o preço de um lote de 400m é 150 mil, com segurança e toda a infra estrutura! Estava pensando en adquirir no chapéu de pedra, depois desta noticia, nem de graça eu quero! valeu.

      Excluir
  2. Que comentário idiota. Nenhum - NENHUM - condomínio do Setor Habitaciona Tororó é grilado (ou seja, impropriamente tomado do poder público). Ali são fracionamentos de fazendas e vc, em verdade, é um ibecil

    ResponderExcluir
  3. Área nobre de Brasília,local tranquilo o problema e muito isolado,tudo tem q ser no plano piloto,hospital,saúde,comércio ,entre lago sul,santa maria.

    ResponderExcluir
  4. Eu morava centro Taguatinga apartamento decidir arisca morar aqui não me arrependo,melhor negócio sair da agitação trânsito,viver em meio a tranqüilidade !

    ResponderExcluir
  5. Eu queria saber se existe algum tipo de comércio no residencial Chapéu de Pedra. Como tenho filhos, não poderia morar em um lugar sem farmácia, sem mercado para comprar comida etc...e fiquei preocupada com a questão da segurança. Como morar em um lugar onde não há segurança para as crianças (pergunta). E queria saber se o Chapéu de Pedra é muito longe do Plano Piloto...quantos km exatamente (pergunta). Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Eu queria saber se existe algum tipo de comércio no residencial Chapéu de Pedra. Como tenho filhos, não poderia morar em um lugar sem farmácia, sem mercado para comprar comida etc...e fiquei preocupada com a questão da segurança. Como morar em um lugar onde não há segurança para as crianças (pergunta). E queria saber se o Chapéu de Pedra é muito longe do Plano Piloto...quantos km exatamente (pergunta). Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabíola, tua preocupação é pertinente. O Chapéu de Pedra dista 29 Km da Rodoviária do Plano. Cerca de 2 km de distância está a DF-140 que tem um pequeno comércio local com tudo isto que citaste, mas a preços mais caros e pouca variedade. Fora isto, o local é tranquilo sim. A violência está em todo lugar, infelizmente!

      Excluir
  7. Obrigada pela resposta. Eu visitei o lugar e gostei muito, pois adoro natureza. è muito tranquilo, e com muito espaço para quem tem crianças. Só achei que tem muito mato, e a Estrada de terra não é boa, há buracos, e é confuse. Achei difícil chegar lá, pois há poucas placas, informaçoes. Me perdi, e fui parar em outros condomínios. Mas gostei muito, só achei que está umpouco jogado, com muito mato. E o comércio é longe. mas é ideal para quem gosta do silÇencio, tranquilidade, natureza, e tem filhos. Muito melhor do que morar em um apartamento apertado no Plano Piloto, por exemplo. Obrigada pela resposta.

    ResponderExcluir