quinta-feira, 15 de setembro de 2011

NOVA IDADE PARA MATRÍCULA NO ENSINO FUNDAMENTAL PODE ATRASAR ALUNOS

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu na tarde desta quinta-feira (15/09) audiência pública para discutir a mudança da data limite para ingresso no primeiro ano do ensino fundamental, uma vez que a recomendação do Conselho Nacional de Educação é para que as novas regras passem a valer a partir de 2012.
Resolução do Ministério da Educação determina que apenas crianças com seis anos completados até 31 de março possam ser matriculas no primeiro ano (antigo Jardim III) do Ensino Fundamental.
Para o presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), deputado Agaciel Maia, que participou do debate, o problema da educação no Brasil está na desigualdade existente hoje. “Nós, brasileiros, aprendemos muitas nomenclaturas. Eu mesmo cursei o ginasial, colegial e depois a faculdade. Há pouco tempo a nomenclatura mudou para 1º. e 2º. Grau. Agora temos o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. São muitas mudanças, muitas nomenclaturas e pouco resultado prático. Houve também uma inversão. Antes eram nas escolas públicas, que todos queriam estudar. Tudo ficou muito desigual”, discursou o deputado Agaciel.
Para o presidente da CEOF, o importante é que o jovem, com 18 anos, quando está concluindo o Ensino Médio, saia da escola com uma profissão. “Mas isso não acontece. A educação depende de uma decisão política, principalmente para atender o entorno, com cursos profissionalizantes. Assim, nossos jovens não estariam na vitrine da marginalidade. O Governo teria que implantar parceira com empresas privadas para treinar esses jovens. Mas isso não é importante, assim como não é importante pagar um salário para que eles tenham dignidade e seu sustento. No entanto, pagamos R$ 2.300,00 para manter uma pessoa no presídio”, enfatizou, concluindo que é preciso que o Governo aproveite essa fase para fazer reformas estruturais, pois o Distrito Federal tem um grande orçamento e depende apenas de determinação.
PARA ENTENDER MELHOR:
De acordo com a legislação anterior, crianças que completavam sete anos até 30 de junho tinham o direito de serem matriculadas no primeiro ano. A nova medida pode trazer, em alguns casos, atraso de um ano. Exemplo disso é o caso de uma criança que faz aniversário entre os meses de abril a junho, que pela atual regra, somente serão matriculadas no atual primeiro ano (antigo Jardim III) quando estiver com sete anos. Pela legislação anterior, essa criança estaria, com sete anos, sendo matriculada no primeiro ano, primeiro ano que representa o antigo Jardim III, série que ele cursaria com seis anos.

RETORNO DA "HORA CÍVICA" NAS ESCOLAS

O deputado Agaciel Maia quer a volta da “Hora cívica” nas escolas do Distrito Federal.
De acordo com o projeto apresentado pelo parlamentar, a “Hora Cívica” deve acontecer semanalmente em todas as escolas públicas e particulares, quando deverá ser executado o Hino Nacional, o Hino de Brasília e o hasteamento das bandeiras nacional e do DF.
O objetivo, de acordo com o parlamentar é resgatar valores cívicos, respeito e amor à Pátria, assim como aos símbolos nacionais. “Estaremos incentivando o patriotismo, hoje tão esquecido. Somente nos lembramos do Brasil e de nossas cores, verde e amarelo, em época da Copa do Mundo de Futebol”, explicou.

domingo, 4 de setembro de 2011

Enquanto não sai a duplicação, novos acidentes fatais na descida da Barragem

     A pista entre o Lago Sul e o Paranoá, conhecida como descida da Barragem do Paranoá, mais uma vez, num mesmo dia, dois acidentes tiraram a vida de quatro pessoas.
     O primeiro acidente aconteceu na tarde de sábado, por volta das 16h, envolvendo dois moradores de condomínios: um que morava no Condomínio Entre Lagos e uma moradora do Condomínio do Lago Sul.
Pessoas que provavelmente nunca se viram, não se conheciam e que o destino traço um fim trágico para esse encontro.
     Sandro Verônimo Laneiro, 39 anos, casado, morava no Entre Lagos, no Paranoá. Deixou a esposa grávida de oito meses e uma filha de sete anos. O acidente aconteceu quando a moto de Sandro, que descia a pista da Barragem, sentido Paranoá, se chocou com o Renault prata, dirigido por uma moradora do Condomínio do Lago Sul, quando ela e sua mãe, uma senhora de 80 anos, iam entrar na via de acesso ao Condomínio do Lago Sul.
     Ali, a fatalidade. Sandro caiu em cima do veículo e morreu na hora, enquanto sua moto foi arremessada à distância. A outra vítima, que dirigia o Renault foi levada ao hospital em estado de choque.
    O trânsito no local foi interditado por mais de três horas, o que provocou um congestionamento quilométrico.
     Não bastasse o triste episódio, a noite, mais três pessoas morrem no mesmo trecho. Dessa vez entre um carro e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As duas pessoas que estavam num Fiat Tempra morreram no local e a terceira vítima, a mulher que estava sendo socorrida na ambulância, veio a falecer no hospital. O segundo acidente aconteceu por volta das 22h. Ambos os carros seguiam no sentido Paranoá-Lago Sul.

     Luta sem-fim pela duplicação - Esse trecho é o mesmo que os moradores do Condomínio do Lago Sul tentam, sem sucesso, há mais de quatro anos a duplicação. Desde 2008, o processo está parado no Ibram e sem a licença não tem como o DER executar a obra de duplicação.
     O trecho no final do Lago Sul é de mão dupla, construído há mais de 50 anos e hoje já não comporta o número de veículos que trafegam pelo local. Com o grande fluxo de carros, o local é, tosdos os meeses, palco de diversos acidentes fatais, como os dois últimos deste final de semana.
     Os moradores do condomínio do Lago Sul estão indignados com mais essa tragédia.