terça-feira, 26 de abril de 2011

Bullying, um problema que afeta toda a sociedade

Por iniciativa dos deputados Agaciel Maia e Cristiano Araújo, a Câmara Legislativa vai discutir, em audiência pública, no próximo 17 de maio (terça-feira), um grave problema de toda a sociedade: o Bullying.

O evento vai acontecer, a partir das 10h, no plenário da Câmara, e vai contar com representantes da sociedade, professores e diretores de escolas, palestrantes da área médica e educacional, e representantes da secretarias de Saúde e de Educação.

Segundo o deputado Agaciel Maia, que em abril apresentou projeto de lei para a inclusão de medidas de prevenção e combate ao bullying escolar nas escolas da rede pública e particular do DF, “com a aprovação da lei, as medidas irão incentivar a prática da solidariedade e respeito ao outro, assim como o fortalecimento da auto-estima das atuais vítimas”, num trabalho conjunto entre professores, diretores, serventuários da educação, pai e alunos.

A doença – O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um colega. O termo significa valentão, brigão. É entendido como ameaça, intimidação, humilhação e maltrato. Em alguns casos, o bullying pode afetar o estado emocional do jovem, de maneira tal que ele opte por soluções trágicas, como a que vimos acontecer, recentemente, em escola no subúrbio do Rio de Janeiro.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Carlos de Souza, ex-síndico do Friburgo, parte e deixa saudades



A vida é como um grande vagão, que nele embarcamos quando nascemos. É a viagem no grande trem da vida. Nele escrevemos nossas histórias, conhecemos pessoas e de umas nos aproximamos mais e temos mais afinidades. Damos risadas, sorrimos, conquistamos, amamos. Outras vezes, choramos. Mas a viagem da vida é assim mesmo: feita de bons momentos e também de tristezas.

Em determinado momento é chegada a hora de desembarcarmos e deixamos, nos corações daqueles que continuam a viagem, um vazio e tristezas. É hora da descida do trem da vida. Muitos de nós, pela força, coragem, alegria, companheirismo deixamos um vazio maior ainda.

Algumas vezes, nos deparamos nesse imenso trem, com algumas pessoas especiais. Especiais e únicas. Aquelas que você sabe que pode contar, mesmo não estando sempre por perto.

Assim era meu amigo Carlos de Souza. Uma pessoa única, ímpar, de bom coração, honesto, persistente e com muita garra. Qualidades que vão muito além de seu tamanho e do imenso olhar azul. Pessoa simples, preocupado com a família, de bom coração. Pessoa que pude conhecer nos últimos 15 anos, nessa luta em favor dos condomínios, mas tempo suficiente para ver o amor no coração e a pessoa especial que foi enquanto viajou pelo trem da vida.

Carlos, ou como muitos o chamavam, Souza, foi uma testemunha e personagem presente na construção da história dos condomínios. Sua descida deixa uma lacuna e a responsabilidade de empenho maior àqueles que ficam.

Muitos dos atuais síndicos e batalhadores pelos condomínios do DF, acredito,  nem sabem de quem estou falando, mas aquelas pessoas que viveram o início da história dos residenciais do Distrito Federal, que estão nessa luta há mais de quinze anos, sabem de quem falo.

Carlos foi grande amigo de Janary de Moraes, que também já desembarcou do trem da vida. Juntos, iniciaram uma grande batalha e que não viram ser finalizada: a regularização dos condomínios. Juntos, foram síndicos de condomínios do Grande Colorado. Janary, do Solar de Athenas, Carlos, do Vivendas Friburgo. Juntos, idealizaram e fundaram a Associação de Moradores do Grande Colorado. Juntos, receberam autoridades, reivindicaram e lutaram por melhorias e benfeitorias nos condomínios. Juntos, ajudaram a fundar a Federação dos Condomínios Horizontais do Distrito Federal, entidade que ajudou a aproximar moradores do norte com os do sul da cidade, a se fortalecerem e a brigarem juntos por um único objetivo: a regularização.

Recordo-me da festa de aniversário dos 10 anos da Federação, quando lá Carlos esteve presente, como amigo que foi, para receber a homenagem que a Facho fez a seu primeiro presidente, Janary de Moraes. Emocionado.

Hoje, deixo aqui, emocionada, o meu adeus e tenho certeza de muitos que o conheceram, daqueles que também estiveram nessa luta comum e aprenderam a admirá-lo. Vá com Deus.

Câmara debate combate ao câncer

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou na tarde desta segunda-feira (11/04) sessão solene sobre o Combate ao Câncer. A cerimônia aconteceu no plenário da Câmara e a discussão sobre o tema foi proposta pelo deputado Agaciel Maia (PTC), preocupado com as estatísticas apresentadas pelo Inca, que prevê somente para este ano, o surgimento de seis mil novos casos da doença no Distrito Federal.

Dia 8 de abril é o dia em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O parlamentar aproveitou a data para apresentar Indicação para que o Executivo crie o Hospital de Câncer de Brasília. “Precisamos melhorar o atendimento na capital do país e sermos referência nacional, tanto na prevenção quanto nas diversas formas de tratamento. Na área particular isso já acontece, mas temos que levar esse mesmo atendimento às classes menos favorecidas”, reforçou.

Agaciel falou sobre a importância do diagnóstico precoce e lembrou que “quando a doença é detectada no início, há grandes chances de cura. Além disso, temos que lutar para oferecer através da saúde pública melhor atendimento e tratamento contra o câncer, uma doença que já é a segunda que mais mata no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares”, enfatizou o deputado.

A presidente da Abrace (Associação Brasileira às Famílias de Crianças portadoras de Câncer), Ilda Péliz, esteve presente a cerimônia acompanhada de crianças portadoras da doença e familiares. Ela aproveitou a oportunidade para falar sobre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que irá cuidar de crianças e adolescentes e deve entrar em operação até o final deste semestre.
O diretor de Câncer da Secretaria de Saúde, Anturro Santana, destacou as ações do Governo para a melhoria no atendimento aos pacientes portadores da doença.

Os depoimentos de luta pela vida feito por Marina Leão Lima e Maria Aparecida Tomás, que foram acometidas de câncer, mas que estão curadas, comoveram a platéia. O deputado Olar Francisco também deu um testemunho, citando um caso em sua família, e falou da importância do debate, lembrando como é difícil a doença para o paciente e para a família. Ele aproveitou para reforçar a idéia da construção de um hospital especializado no tratamento da doença.

O coordenador do Programa de Tabagismo da Secretaria de Saúde, Celso Antônio da Silva, médico pneumologista, falou da importância da prevenção e o médico Gustavo Castro Gouveia enfatizou o tempo que se perde na longa lista de espera até o paciente  conseguir uma vaga para a cirurgia. “O tempo na lista de espera tem consequência”. Ele aproveitou para conclamar aos parlamentares que se empenhem no projeto da construção do hospital do câncer de Brasília.

Já a dra. Mayanna Maia explicou o que é o câncer de pele, os principais fatores e a prevenção. Ela enfatizou a necessidade de haver uma redução de impostos sobre os produtos, os mutirões e as campanhas públicas.

O deputado Agaciel, que é presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, reafirmou sua disposição de aprovar todos os projetos encaminhados pelo Governo nas políticas de tratamento da doença e estrutura física. “Sugestão como essa de redução de impostos serão aprovados por essa Casa Legislativa”, disse.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que no ano de 2020 surgirão 15 milhões de novos casos com 12 milhões de mortes. Estimativas mostram que a cada dois minutos uma mulher morre de câncer de colo de útero no mundo. Os tipos de câncer com maior mortalidade são: estômago, pulmão, fígado, cólon e mama.

Estiveram presentes a cerimônia e receberam Moção de Louvor pelos trabalhos desenvolvidos: representante da Secretaria de Saúde do DF e da Subsecretaria de Atenção à Saúde do DF, diretor do HRAN, Paulo Feitosa, diretor do Instituto de Mastologia, Gustavo Gouveia, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Tereza Falcão, presidente da Associação Brasiliense de apoio ao Câncer, Luci Ishii, Centro de Câncer de Brasília, Marco Buso, presidente da Abrace-DF, Ilda Péliz, Gislene Amaral, Abadia de Sousa, Izabel Correia de Sousa e Francisco Mariano de Sousa Filho.

Agaciel defende criação da RA do Grande Colorado

No início dos trabalhos, nesta terça-feira (12/4), o deputado Agaciel Maia (PTC) defendeu, em plenário, a criação da região administrativa do Grande Colorado.
O parlamentar apresentou no final de janeiro indicação ao governador Agnelo para a criação da RA do Grande Colorado, que deverá abranger os bairros Canela de Ema, Contagem, Boa Vista e Setor Oeste.
De acordo com o parlamentar, cerca de 70 mil pessoas moram na região “e precisam urgentemente de atenção especial, principalmente obtenção de recursos próprios, pois não contam com posto de saúde, escolas, creches, delegacias, agências bancárias e nem postos da CEB e Caesb”, ressaltou Agaciel, que contou com o apoio dos deputados Olair Francisco (PTdoB), Luzia de Paula (PPS) e Eliana Pedrosa (DEM).
O deputado aproveitou a ocasião para homenagear o ex-síndico do Condomínio Friburgo, localizado no Grande Colorado, Carlos de Souza, que faleceu no último final de semana. Ele lembrou que Souza, como era conhecido, foi um dos fundadores da Associação de Moradores da Região e da Federação dos condomínios do Distrito Federal. “Faleceu sem ter visto se concretizar o sonho da regularização e a transformação do bairro em RA”, comentou o deputado.