quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Caixa de Ferramentas, um programa voltado para os jovens

    

     A Câmara Legislativa promoveu na manhã desta quarta-feira (03/08) sessão solene para apresentação do programa nacional Caixa de Ferramentas. O encontro foi uma iniciativa do deputado Agaciel Maia.
     O Caixa de Ferramentas é um programa de qualificação e acompanhamento juvenil, através do qual se tem a oportunidade de resgatar jovens, recolocando-os na escola, na família e no trabalho.
Ricardo Chagas, consultor educacional e em segurança familiar é o responsável pelo programa e vem realizando um trabalho bastante positivo junto aos jovens, através de palestras em escolas, igrejas e shoppings, utilizando como principal ferramenta um moderno ônibus, adequadamente preparado e equipado.
     Estiveram presentes ao evento alunos, professores, educadores, lideranças comunitárias e os deputados doutor Michel e Wellington Mesquita, vice presidente da Câmara e presidente da Comissão de Educação e Saúde, respectivamente.

A violência nos dias atuais
     Não é segredo para ninguém que a violência tomou conta, principalmente dos grandes centros urbanos, e vem atingindo, de forma impiedosa, milhares de jovens e, consequentemente, destruindo muitas famílias.
     “Hoje, a violência é como um câncer na sociedade e, como toda doença, tem assustado muito, principalmente diante de tantos casos que diariamente tomam conta dos noticiários”, comentou o deputado Agaciel Maia durante seu discurso.
     Segundo o parlamentar, dados da organização Mundial da Saúde (OMS), de 2% a 4% da população mundial atualmente sofre da Sindrome do Pânico, transtorno, de acordo com estudos, relacionado com a violência urbana e com o uso de drogas. Desse número, 70% dos casos atingem as mulheres.
      “O que percebemos, é que já perdemos muitos jovens pelo meio do caminho, seja pelas drogas, seja pela violência física e mental ou mesmo pelo suicídio, que cada vez mais atinge essa geração”, enfatizou o parlamentar, ressaltando ainda as mensagens subliminares e até mesmo explícitas nos filmes, novelas e desenhos, que reforçam as banalidades e a violência, esquecendo dos principais valores que norteiam a sociedade: família, religião, ética.
     Para Agaciel Maia, a sociedade está preoucpada com a segurança e cada vez mais estão construindo “muros altos, casas blindadas, condomínios fechados, janelas gradeadas. Só não estamos nos atentando que nosso bem maior, nossos filhos, estão do lado de fora, exatamente onde mora o perigo.Já o especialista, Ricardo Chagas, falou, de forma descontraída, com os jovens presentes e mostrou os malefícios de um jovem passar muitas vezes até 12 horas diárias jogando. “O sedentarismo está matando os jovens. É o resultado do processo de alienação que chegou aos adolescentes e até as crianças, através de tanta tecnologia”.
     Segundo chagas, o programa Caixa de Ferramentas foi criado com intuito de fazer com que os jovens elaborem novos trabalhos, cartilhas, utilizando-se de toda a tecnologia que conhecem. “Os alunos são as ferramentas”.
     A sessão solene foi retransmitida ao vivo pela rádio Canção Nova e, ao fazer o encerramento, o deputado Agaciel Maia informou que através da Comissão de Economia e Orçamento está pleiteando apoio para o programa ainda para este ano. “Esse é o primeiro passo de uma longa caminhada em favor de nossos jovens”, falou ao encerrar o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário