segunda-feira, 30 de maio de 2011

REUNIÃO PARA DISCUTIR DUPLICAÇÃO DE TRECHO DA EPDB

Sair de casa pela manhã é o grande desafio para quem mora no Condomínio do Lago Sul, tamanho é o trânsito caótico no local, onde não há sequer faixa de pedestre, semáforo ou uma simples rotatória.
O local já foi palco de diversos acidentes fatais. Moradores, com apoio do deputado Agaciel Maia, se unem para pedir a duplicação.
 No final do Lago Sul, sentido Lago Sul - Paranoá, onde o trecho é de mão dupla, os moradores da região convivem, diariamente, com grandes congestionamentos. O risco maior fica para quem tem que sair do condomínio do Lago Sul para acessar a Estrada Parque Dom Bosco (EPDB), logo pela manhã, e para quem tem que fazer a travessia da pista a pé. “Muitas vezes optamos em ir até o Paranoá para fazer o retorno e voltar, tamanho é o engarrafamento e o risco de acidente”, comentou Jânio Freitas, ex-síndico e morador do Condomínio do Lago Sul, onde o deputado Agaciel Maia esteve na tarde de sábado (28/05) para discutir a duplicação do trecho, de menos de 1,5 quilômetro, no final da EPDB, próximo a ponte da Barragem.
     O deputado foi recebido pela síndica, dona Terezinha Segabinazzi e pela subsíndica Helena, e muitos moradores, que ansiosos pela duplicação da via, estiveram presentes para pedir ajuda ao deputado Agaciel.  
     No dia 18 deste mês, a Comissão de Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa aprovou a Indicação apresentada pelo deputado Agaciel, que sugere ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a instalação de um semáforo e uma faixa de pedestre naquele trecho, em frente a via de acesso ao condomínio. “É uma forma de amenizar a situação até que saia a duplicação”, explicou o parlamentar, que se comprometeu a conversar com o diretor do DER para explicar a difícil situação dos moradores e pedir prioridade. “Vou também fazer o pedido formalmente. Acho que eles têm interesse, sim, em solucionar a questão. E vou me comprometer a fazer uma emenda no orçamento para a obra sair do papel, se preciso, com dotação carimbada, que é específica para essa obra”.
     O procurador Júlio Oliveira, que é morador do condomínio do Lago Sul, fez questão de participar da reunião. A família de Júlio, esposa e dois filhos, foi vítima de acidente naquele trecho, quando a mãe levava os filhos para a escola. Ele explicou que recentemente esteve no DER e que o principal entrave para a duplicação é a liberação da licença ambiental. “O projeto está pronto e se encontra no IBRAM desde 2008 para análise e liberação da licença. Ficaram de priorizar, mas precisamos de ajuda política. De qualquer maneira, é bom registrar que esse ano ainda não foi liberada nenhuma obra pelo órgão”, explicou Júlio.
     Jânio Freitas, que já foi síndico do condomínio do Lago Sul, continua encarregado do assunto da duplicação e fez questão de apresentar o projeto ao deputado Agaciel durante a reunião.
     Ao final dõ encontro, na área de lazer do condomínio, o deputado Agaciel participou de um lanche com os moradores, preparado com carinho por dona Terezinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário