terça-feira, 12 de abril de 2011

Carlos de Souza, ex-síndico do Friburgo, parte e deixa saudades



A vida é como um grande vagão, que nele embarcamos quando nascemos. É a viagem no grande trem da vida. Nele escrevemos nossas histórias, conhecemos pessoas e de umas nos aproximamos mais e temos mais afinidades. Damos risadas, sorrimos, conquistamos, amamos. Outras vezes, choramos. Mas a viagem da vida é assim mesmo: feita de bons momentos e também de tristezas.

Em determinado momento é chegada a hora de desembarcarmos e deixamos, nos corações daqueles que continuam a viagem, um vazio e tristezas. É hora da descida do trem da vida. Muitos de nós, pela força, coragem, alegria, companheirismo deixamos um vazio maior ainda.

Algumas vezes, nos deparamos nesse imenso trem, com algumas pessoas especiais. Especiais e únicas. Aquelas que você sabe que pode contar, mesmo não estando sempre por perto.

Assim era meu amigo Carlos de Souza. Uma pessoa única, ímpar, de bom coração, honesto, persistente e com muita garra. Qualidades que vão muito além de seu tamanho e do imenso olhar azul. Pessoa simples, preocupado com a família, de bom coração. Pessoa que pude conhecer nos últimos 15 anos, nessa luta em favor dos condomínios, mas tempo suficiente para ver o amor no coração e a pessoa especial que foi enquanto viajou pelo trem da vida.

Carlos, ou como muitos o chamavam, Souza, foi uma testemunha e personagem presente na construção da história dos condomínios. Sua descida deixa uma lacuna e a responsabilidade de empenho maior àqueles que ficam.

Muitos dos atuais síndicos e batalhadores pelos condomínios do DF, acredito,  nem sabem de quem estou falando, mas aquelas pessoas que viveram o início da história dos residenciais do Distrito Federal, que estão nessa luta há mais de quinze anos, sabem de quem falo.

Carlos foi grande amigo de Janary de Moraes, que também já desembarcou do trem da vida. Juntos, iniciaram uma grande batalha e que não viram ser finalizada: a regularização dos condomínios. Juntos, foram síndicos de condomínios do Grande Colorado. Janary, do Solar de Athenas, Carlos, do Vivendas Friburgo. Juntos, idealizaram e fundaram a Associação de Moradores do Grande Colorado. Juntos, receberam autoridades, reivindicaram e lutaram por melhorias e benfeitorias nos condomínios. Juntos, ajudaram a fundar a Federação dos Condomínios Horizontais do Distrito Federal, entidade que ajudou a aproximar moradores do norte com os do sul da cidade, a se fortalecerem e a brigarem juntos por um único objetivo: a regularização.

Recordo-me da festa de aniversário dos 10 anos da Federação, quando lá Carlos esteve presente, como amigo que foi, para receber a homenagem que a Facho fez a seu primeiro presidente, Janary de Moraes. Emocionado.

Hoje, deixo aqui, emocionada, o meu adeus e tenho certeza de muitos que o conheceram, daqueles que também estiveram nessa luta comum e aprenderam a admirá-lo. Vá com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário