terça-feira, 12 de abril de 2011

Câmara debate combate ao câncer

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou na tarde desta segunda-feira (11/04) sessão solene sobre o Combate ao Câncer. A cerimônia aconteceu no plenário da Câmara e a discussão sobre o tema foi proposta pelo deputado Agaciel Maia (PTC), preocupado com as estatísticas apresentadas pelo Inca, que prevê somente para este ano, o surgimento de seis mil novos casos da doença no Distrito Federal.

Dia 8 de abril é o dia em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O parlamentar aproveitou a data para apresentar Indicação para que o Executivo crie o Hospital de Câncer de Brasília. “Precisamos melhorar o atendimento na capital do país e sermos referência nacional, tanto na prevenção quanto nas diversas formas de tratamento. Na área particular isso já acontece, mas temos que levar esse mesmo atendimento às classes menos favorecidas”, reforçou.

Agaciel falou sobre a importância do diagnóstico precoce e lembrou que “quando a doença é detectada no início, há grandes chances de cura. Além disso, temos que lutar para oferecer através da saúde pública melhor atendimento e tratamento contra o câncer, uma doença que já é a segunda que mais mata no Brasil, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares”, enfatizou o deputado.

A presidente da Abrace (Associação Brasileira às Famílias de Crianças portadoras de Câncer), Ilda Péliz, esteve presente a cerimônia acompanhada de crianças portadoras da doença e familiares. Ela aproveitou a oportunidade para falar sobre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que irá cuidar de crianças e adolescentes e deve entrar em operação até o final deste semestre.
O diretor de Câncer da Secretaria de Saúde, Anturro Santana, destacou as ações do Governo para a melhoria no atendimento aos pacientes portadores da doença.

Os depoimentos de luta pela vida feito por Marina Leão Lima e Maria Aparecida Tomás, que foram acometidas de câncer, mas que estão curadas, comoveram a platéia. O deputado Olar Francisco também deu um testemunho, citando um caso em sua família, e falou da importância do debate, lembrando como é difícil a doença para o paciente e para a família. Ele aproveitou para reforçar a idéia da construção de um hospital especializado no tratamento da doença.

O coordenador do Programa de Tabagismo da Secretaria de Saúde, Celso Antônio da Silva, médico pneumologista, falou da importância da prevenção e o médico Gustavo Castro Gouveia enfatizou o tempo que se perde na longa lista de espera até o paciente  conseguir uma vaga para a cirurgia. “O tempo na lista de espera tem consequência”. Ele aproveitou para conclamar aos parlamentares que se empenhem no projeto da construção do hospital do câncer de Brasília.

Já a dra. Mayanna Maia explicou o que é o câncer de pele, os principais fatores e a prevenção. Ela enfatizou a necessidade de haver uma redução de impostos sobre os produtos, os mutirões e as campanhas públicas.

O deputado Agaciel, que é presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, reafirmou sua disposição de aprovar todos os projetos encaminhados pelo Governo nas políticas de tratamento da doença e estrutura física. “Sugestão como essa de redução de impostos serão aprovados por essa Casa Legislativa”, disse.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que no ano de 2020 surgirão 15 milhões de novos casos com 12 milhões de mortes. Estimativas mostram que a cada dois minutos uma mulher morre de câncer de colo de útero no mundo. Os tipos de câncer com maior mortalidade são: estômago, pulmão, fígado, cólon e mama.

Estiveram presentes a cerimônia e receberam Moção de Louvor pelos trabalhos desenvolvidos: representante da Secretaria de Saúde do DF e da Subsecretaria de Atenção à Saúde do DF, diretor do HRAN, Paulo Feitosa, diretor do Instituto de Mastologia, Gustavo Gouveia, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Tereza Falcão, presidente da Associação Brasiliense de apoio ao Câncer, Luci Ishii, Centro de Câncer de Brasília, Marco Buso, presidente da Abrace-DF, Ilda Péliz, Gislene Amaral, Abadia de Sousa, Izabel Correia de Sousa e Francisco Mariano de Sousa Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário